sábado, 2 de março de 2013

As Propriedades da Carambola

A Carambola
Por Rosangela Vecchi Bittar
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

A caramboleira - Averrhoa carambola L é planta originária da Ásia Tropical (oeste da Malásia), encontrada na região tropical de ambos hemisférios; foi introduzida no Brasil pelo agronomo francês Paul Germain (Pernambuco, 1817) e é cultivada em todo paísmenos em regiões frias ou sujeitas à geadas.

O fruto é uma baga oblongo-oval, de colorido amarelo-claro, verde ou vermelho com 7 a 12cm. de comprimento, cinco gomos salientes; a polpa é abundante, sucosa e agridoce; cada lóculo pode conter 2-3 sementes pequenas, chatas.

Geralmente os frutos maduros tem cor amarelo-claro ou alaranjada. De sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A , C e do complexo B, a carambola é considerada uma frutafebrífuga (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido a grande quantidade de ácido oxálico,  é usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais.

Composição por 100g. de polpa
  • 29 calorias
  • 30mg. de cálcio
  • 11mg. de fósforo
  • 2,9mg. de ferro
  • 30mmg. Vit. A
  • 0,04mg. Vit B1
  • 0,02mg
  • 35mg. de Vit. C.
IMPORTANTE:
1.Os doentes com insuficiência renal ou que se submeteram à transplantação de rins, hemodiálise ou diálise peritoneal devem abster-se de ingerir carambolas.
2.De um modo geral, as pessoas devem evitar o consumo de grande quantidade de carambolas em situações de jejum  e de desidratação - Fonte: Centro de Controlo e Prevenção da Doença dos Serviços de Saúde (Unidade Técnica) Comunicado no. 009/CDC/NHAA/2007, de 14 de Março de 2007




Seu suco, além de possuir um delicioso sabor,  Sua casca, por possuir alto teor de tanino, cujo poder adstringente pode prender o intestino.

A carambola - comestível quando maduro, é consumido fresco ou sob forma de compotas, geléias, vinhos, passa, doces; o suco da polpa é refrigerante saudável e tem uso medicinal no tratamento de febres, escoburto e desinteria.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!