terça-feira, 12 de março de 2013

A ERVA BABOSA

para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

A Babosa

Por Rosangela Vecchi Bittar

Nome científico: Aloe vera L.

Nomes populares: babosa, erva babosa, caraguaté, aloe.

Planta rica em antraquinonas sendo aloína e a emodina tem ação laxante. As saponinas, mucilagem, ligninia, mais de 20 minerais (calcio, magnésio, potássio, fósforo, etc...) vitaminas A,B1,B2,B6, B9, B12, colina etc...

O Aloe vera é uma planta utilizada para diversos fins medicinais há muitos anos. Geralmente, é utilizada para problemas relacionados com a pele : acne, queimaduras, psoríase, hanseníase etc. Pesquisadores encontraram relatos do uso desta planta entre civilizações antigas como os egípcios, gregos, chineses, macedônios, japoneses e mesmo citações na Bíblia.

É um poderoso regenerador e antioxidante natural. A esta planta são reconhecidas propriedades antibacteriana, cicatrizante,capacidade de reidratar o tecido capilar e fechar cutículas dos cabelos ou na pele danificado por queimaduras.A babosa aplicada sobre uma queimadura ajuda rapidamente a retirar a dor, pelo seu efeito reidratante e calmante. Pelo mesmo efeito rehidratante lentamente irá reparando o tecido queimado, curando desta forma a queimadura. A babosa tem poder de reter água para se manter o tempo todo bem hidratada, mesmo sob o calor produzido pelo sol escaldante do deserto. Aloe vera é um excelente nutriente, com importantes  proteínas, vitaminas e minerais. Com sua constituição química, permite a penetração na pele e, assim leva importantes nutrientes para as células vivas. Indicação:infecções, inflamações, constipação ...

Contém várias enzimas cujas atividades não são totalmente compreendidas.


A Aloe vera também pode ser utilizada para se regular o trânsito intestinal, sendo muito utilizada para casos de intestino preso e baixa absorção de nutrientes.
Parte usada: sumo mucilaginoso das folhas.

Toxidade; pode causar nefrite em crianças quando usada oralmente, também causa retenção de líquido  e congestão dos orgãos abdominais.

Contraindicação: gravidez, pacientes com problemas renais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!