sexta-feira, 16 de março de 2012

Oléo de Rícino


Por Rosangela V.Bittar
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/
ÓLEO DE RÍCINO

FAMÍLIA DA PLANTA: Euforbiácea.
NOME BOTÂNICO DA PLANTA: Ricinus communis.
DENOMINAÇÕES ESTRANGEIRAS: Castor Oil, Rícino, Ricinus, Ricin, Tartago.

Sobre a Mamona
A mamona é conhecida desde a mais remota antiguidade. Sua origem não está muito bem definida sendo mencionada como asiática, africana e até mesmo americana. No Brasil a mamona é conhecida desde a era colonial. Atualmente os principais produtores são o Brasil, destacando-se a Bahia, e a Índia.

Sobre o Óleo de Rícino
Da industrialização da mamona obtemos dois produtos: o Óleo de Rícino ou Óleo de Mamona como é também conhecido, que é o produto principal, e a torta de mamona, que é o produto secundário utilizado principalmente como adubo. O rendimento da semente em óleo gira em torno de 44%. O Óleo de Rícino apresenta-se como um óleo límpido de cor amarelada e odor suave característico.

Utilização do Óleo de Rícino
Por apresentar características laxativas o Óleo de Rícino não é utilizado em aplicações alimentícias, mas sua importância fica evidenciada pela sua larga aplicação, que hoje já contempla cerca de quatrocentas finalidades.

Aplicação do Óleo de Rícino
As aplicações do Óleo de Rícino são inúmeras, mas podemos destacar como principais: tintas, vernizes, cosméticos, sabão, plásticos e fibras sintéticas. Outras aplicações que podemos citar: lubrificantes, combustível, perfumaria, corantes, anilinas, germicidas, colas, fluídos para freio, entre muitas e não menos importantes outras finalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!