domingo, 22 de janeiro de 2012

Compreendendo o Chakra Básico e suas disfunções.

Compreendendo os Chacras Básico e suas disfunções
Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE


para compra de livros:http://www.equilibriofloralsaude.com/ 
Os chacras ou chakras são centros de energia que nos ligam ao Universo multidimensional, são portais existentes em nosso corpo sutil que captam e processam energia vibracional. Embocentro glandular do Sistema endócrino.

Chacra básico ou coccigiano -> sistema fisiológico se desenvolve de 0 a 7 anos
Exterioriza-se como a glândula supra-renal, governa os rins, a coluna vertebral, sistema de esqueleto, linfa, sistema de eliminação e reprodução e possui vibração de cor vermelha.

Reflete a forma que nos sentimos na terra, nossa capacidade de fixarmos nossos pés no chão, relaciona-se a nossa competência em tomar decisões diárias. Está ligado ao elemento terra e sua cor é a vermelha.Está associado a nível físico ao sacro, a coluna e orifícios de excreção (reto, anus, uretra) tais estruturas a nível psicossomático representam liberação.

Em termos psicológicos está vinculado aos instintos primários de sobrevivência.

As pessoas com excesso de energia neste chacra podem apresentar paranóia em relação ao mundo e reagir defensivamente na maioria das situações. Também pode apresentar índole selvagem. O chacra raiz é responsável pela vontade de viver e também é considerada a sede da Kundalini.

Portanto, hemorróidas, fissuras retais, estrangulamento do útero são sinais de disfunção no chacra básico ou raiz que relaciona-se com o segundo e o terceiro chacra. Está associado ao intestino colón e delgado. Suas funções fisiológicas representam eliminação de substâncias anteriormente digeridas (processar os alimentos), assimilados (absorção de elementos necessários) e eliminação (dos resíduos supérfluos) funcionando harmonicamente para que o corpo mantenha estado equilibrado. Caso não se elimine o supérfluo poderá ocorrer acumulo de substâncias tóxicas a nível físico e emocional. A disfunção no chacra básico e no segundo chacra denominado de sacro pode sinalizar a nível mental ou esotérico, persistência em pensamentos e crenças antiquadas que a prendem ao passado.

A energia do chacra raiz pode ser canalizada para dar início a pensamentos, idéias, criatividade,transformando idéias em ações concretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!