segunda-feira, 28 de março de 2011

O Óleo Essencial do Tea-tree


Por Rosangela Vecchi Bittar 
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

Este óleo essencial é originário da Austrália, é uma planta também conhecida como Melaneuca, que possui galhos e tronco e galhos compridos, quando podada a árvore terá novamente uma densa folhagem em dezoito meses. Pertence a família botânica das Myrtaceae, a espécie mais conhecida é Melaneuca alternifólia (também existe outras espécies: melaleuca linariifolia/ melaleuca unciata).

É um remédio aborígine o povo bundjaling usava as folhagens esmagadas como cataplasma para feridas infectadas e problemas de pele. Recebeu o nome tea-tree (árvore do chá) quando o capitão Cook (1770) passou a utilizá-la como chá cotidiano. Em 1930 em artigo Medical Journal of Austrália comentou a sua não toxidade e eficácia como germicida.

Durante a Segunda Guerra Mundial, todos os envolvidos na produção e fornecimento deste óleo foram dispensados do serviço militar com o objetivo de suprirem a demanda dos soldados britânicos e australianos nas frentes de batalha. O óleo entrou na maleta de primeiros socorros de todos os soldados, e era chamado de “kit medicinal engarrafado”.

Tem como qualidades terapêuticas: antibiótico, anti-séptico, antiviral, bactericida, fungicida, imunoestimulante, tônico cardíaco, sudorífero.

Dentre os diversos tipos de usos que o óleo possui, podemos dizer que o mais interessante é na eliminação de bactérias causadoras de infecções. Pesquisadores australianos demonstraram uma ação rápida em vitro, de menos de uma hora sobre todas as bactérias das colônias estudadas, em diluições que variavam de 0,5% até 1,25% conforme o tipo de microorganismo. Eles estudaram a ação do tea tree sobre um tipo de “supermicróbio”, comumente resistente à meticilina o Staphylococcus aureus uma bactéria hospitalar que não responde a antibióticos e mata pacientes em todo o mundo. Descobriram que apenas uma pequena quantidade do óleo de tea tree (uma concentração de 0.25%, equivalente a 5 gotas em 100ml água),é suficiente para inibir o crescimento bacteriano; com o dobro da dosagem (0.5%), ele mata esta bactéria. Desta forma, o uso do tea tree é válido na purificação de água e alimentos (como alternativa ao cloro), no ar (em difusores ou ar condicionado) e na eliminação de infecções.

Aplicações Práticas:
Sistema Reprodutivo: vaginite tricomonal, outras infecções vaginais e leucorréia. Usar em banho de assento, compressas, creme local, duchas.

Sistema urinário: cistite crônica, infecções urinárias. Usar em banho de assento, compressas, creme local, duchas.

Tratamento de pele: acne, queimaduras, erupções, úlceras, feridas, psoríase, foliculite (pêlo encravado) e tratamento de escaras. Usar em loções, massagem, vaporização, compressas e banhos.

Sistema Respiratório: resfriados, gripes, infecções de gargante, dos brônquios, sinusite. Usar em massagem facial, inalações, esfregações no peito, compressas e banhos.

Tratamento odontológicos: gengivas inflamadas, úlceras bucais, higiene bucal. Usar diluindo em um catalisador e usar localmente.

Sistema imunológico: fortalecimento do sistema imunológico, infecções virais, herpes, gripes, catapora, infecções unhas, afta, etc. Nas onicomicoses (micoses de unhas), o Tea Tree deve ser usado puro, sobre a unha – aproveite para passá-lo nas unhas próximas, de forma que a micose não se transfira de uma unha para outra. Usar no óleo de massagem, banhos, infusores, escalda pés, compressas, loção de pele.

O uso veterinário do tea tree é outra alternativa de valor. Ele demonstrou grande eficiência numa pesquisa alemã na eliminação de diferentes tipos de microorganismos (ex. Malassezia pachydermatis) causadores de dermatite seborréica e micoses, especialmente em cães e gatos.

Da autora:
Especialista em Terapia Floral UFPE – Reiki Master – Aromaterapia
Contato: rosangela.bittar@globo.com
Consultas Presenciais no Recife agendamento (81) 8843-0584 e 8130-5882
Consultas por e-mail e skype: rosangela.florais

quarta-feira, 23 de março de 2011

Alimentos e seu valor terapêutico – Parte V de O a U


Por Rosangela Vecchi Bittar
Título de Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco – Pesquisadora - Mestre em Reiki – Magnified Healing – Aromaterapeuta – Cromoterapeuta – Apometria Quântica – Bioeletrografia.
CRT 42435


Neste artigo estamos prosseguindo com informações as qualidades terapêuticas dos alimentos para que você possa usufruir na prática com boas escolhas alimentares.

Ostras; indicadas para palpitações, transpiração excessiva, indicado para pessoas que tenham vertigem, labirintite e mulheres com excesso de menstruação.

Ovo de galinha: deve ser incluída na dieta de mulheres grávida e em fase de amamentação, é tônico para o sangue, portanto indicado ara o caso de anemias. A gema é rica em colesterol, mas essencial à nutrição. O colesterol é a molécula básica dos hormônios sexuais em ambos os sexos. A clara de ovo é rica em albumina e arginina essencial para a formação do esperma e secreção prostática. Este alimento deve fazer parte da alimentação de atletas e contra flacidez muscular.

Pêra: refrescante, tranqüilizante, diminui a secura da pele e mucosas. Quando batida com hortelã diminui os fogachos da menopausa. É indicada no caso de hipertensão arterial e convalescença.

Pêssego: é diurético, o chá de suas folhas é diurético, laxativo, antiinflamatório. Indicado no caso de dores musculares por contusão.

Pimenta: mobiliza estagnações de energia, é indicada para hematomas pro trauma, promove sensação de calor, rubor e transpiração.

Pimentão; induz a sudorese, é vasodilatador, indicado para quem sente muito frio ou pessoas depressivas.

Queijo branco: umedece as mucosas e a pele, é digestivo, refrescante, no entanto, gera gases e fermentações intestinais, deve ser consumido com moderação e evitado para aquele com intolerância a lactose.

Repolho: é diurético, laxativo, ajuda a diminuir a sede.

Tangerina ou Mexerica: laxativa quando comida com bagaço, hidrata mucosas. Indicada para processos dolosos nas articulações.

Trigo integral: tonifica o sangue e revitaliza indicado exceto para aqueles com alergia alimentar.

Uva: fortalece os músculos, tendões. O suco das uvas de cascas roxas em especial é anti-oxidante.

Adquira meu ebook Uso prático da Terapia Floral na Obesidade:
O cuidado integral através do uso das Essências Florais

Preço: R$19,90 disponível no site:
http//www.dicasdenutricao.com/2011/03/ebook-uso-pratico-da-terapia-floral-na.html
Contato: rosangela.bittar@globo.com
Consultas via skype: rosangelaflorais e mail.
Consultório em Boa Viagem Recife PE
tel.; (81) 8843-0584 e 8130-5882

terça-feira, 8 de março de 2011

O óleo essencial de Limão e Mandarina.


Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

Continuando a falar sobre os óleos citricos, anteriormente falamos da laranja doce e a do tipo amarga, neste post introduzimos informações sobre os óleos essênciais de limão e mandarina. Podem ser adicionados ao óleo de massagem (adicionado a um óleo carreador vegetal)ou usado no rechaud ou esmo algumas gotas podem ser adicionadas ao banho cotidiano.

Ambos, não devem ser usados antes de exposição ao sol, pois são fotosensíveis.

LIMÃO - CITRUS LIMONUM
Parte da Planta: casca dos frutos
Obtenção: prensagem a frio

Uso: Bactericida, antidepressivo, anti-séptico, adstringente, calmante.
Tônico geral. Auxilia na digestão, resfriado, infecções na garganta, cansaço físico, depressão. É diurético e vermífugo. Ajuda na organização e concentração de objetivos. Melhora a comunicação interpessoal. Aumenta a imunidade.

MANDARINA - CITRUS NOBILIS
Parte da Planta: Fruto
Obtenção: destilação.

Uso: Anti-depressivo, sedativo. Ajuda a combater estrias e celulite. Atua como estimulante da alegria e da descontração. Ideal para criar ambientes festivos. Não se expor ao sol após seu uso. Útil no tratamento de acne, de peles oleosas, de cicatrizes e manchas. Utilizá-lo em óleos de massagem para massagear o estômago pois auxilia na digestão.

Contato:
email: rosangela.bittar@globo.com
tel.: (81) 8130-5882
Atendimento presencial em Boa Viagem Recife
Consultas via email e skype: rosangelaflorais

Os óleos essenciais de Laranja Doce e Amarga


por Rosangela Vecchi Bittar 
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

Temos dois tipos de óleo de laranja dependendo do tipo de laranja uilizada para a extração do seu óleo essencial.Procure sempre óleo essencial de boa qualidade para o uso terapêutico.

LARANJA AMARGA
Nome científico: CITRUS ORANTIUM
Nome em Inglês: Bitter orange.
Obtenção: espremedura das casacas.
Origem: Brasil
Óleo de qualidade Yang.
Uso: Ativa a circulação. É diurético, alivia ansiedade nervosa e prisão de ventre. Tônico geral do corpo ajuda a eliminar as toxinas. Limpeza de ambientes fechados. Não aplicar na pele antes de se expor ao sol.Odor cítrico muito agradável, o óleo de laranja é utilizado em banhos e em óleos de massagem. Para auxílio na digestão é utilizado juntamente com um óleo carreador para massagem na região do estômago.
Mistura-se bem com óleo de: petigrain, neroli e óleo cítricos em geral
Como ocorrem com a maioria dos óleos cítricos, o óleo de laranja é foto sensível. Portanto, evitar exposição ao sol após uso.

LARANJA DOCE
Nome científico: CITRUS SINESIS VAR DULCIS Obtenção: prensagem a frio das cascas
Nome científico: Citrus sinensis var. Dulcis
Origem: Brasil
Óleo de qualidade Yang.
Aroma: Cítrico, refrescante e penetrante
Uso: Regenera os tecidos, calmante, organiza os pensamentos, sedativo. Indicado para pele seca ou envelhecida. Recomendada contra celulite e ansiedade nervosa. Organiza os pensamentos. Trabalha a alegria. Não aplicar na pele antes de se expor ao sol.

Contato:
rosangela.bittar@globo.com
tel.: (81) 8130-5882