terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A Virtude do Pinheiro


Por Rosangela Vecchi Bittar
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/


O pinheiro lembra a tradição do Natal é uma árvore, geralmente são árvores em forma de cone existe vários tipo de pinheiro pertencente à família Cupressáceas/pináceas.

A arvore é enfeitada com figuras de Noel, bolas coloridas, etc. fazem-se guirlandas, o fruto é usado como enfeite, seu odor em geral lembra limpeza...
A figura da árvore povoa o imaginário de crianças e adultos. Os presentes embrulhados são colocados embaixo da árvore tornando-se referência para a data.

Existem várias espécies deste o Egito seu óleo era um dos elementos do usados no arsenal da mumificação dos corpos para o pós vida. É citado na Bíblia Sagrada várias vezes como o “cedro do Líbano”. Cada espécie é oriunda de um local do planeta América do Norte (EEUU e Canadá), Europa, Rússia, Escandinávia, Canadá, Líbano, Marrocos, também trazido para o Brasil.

Todas espécies são utilizados para se produzir óleo essencial os quais tem aromas diferenciados e algumas propriedades similares.

Então vamos falar resumidamente deles:

Cedro (Juniperus virginiana e/ou Cedrus Atlântica): odor amadeirado o Cedrus Atlântica tem odor muito forte e enjoativo), anti-séptico, adstringente, diurético, emoliente, expectorante, fungicida, inseticida, sedativo, tônico. Na mente indicado para tensão nervosa, ansiedade, ação calmante, conforta, concede orientação. Indicado para meditação. Equilibra. Na pele trata acne, sarna, inflamação, combate a seborréia, caspa, alopecia; amacia a pele. No corpo é expectorante alivia bronquite, tosse, trata o acumulo de catarro excesso de mucosidade.

Cipreste (Cupressus sempervirens): odor amadeirado, anti-séptico, antiespasmodico, anti-sudoral, adstringente, cicatrizante, desodorizante, diurético, febrífugo, hemostático, estimulante do fígado, inseticida, fortificante, sedativo, vaso constritor, estíptico (controla hemorragia interna), tônico. Na mente remove bloqueios psíquicos, tranqüiliza, tem ação calmante. Na pele equilibra fluídos, bom para pele madura, oleosa e sudorese excessiva, cicatriza feridas. No corpo trata hemorragia, edemas, sangramentos nasais, fluxo menstrual intenso, combate a celulite. Pelo efeito vasoconstritor trata varizes, e hemorróidas, tonifica o sistema circulatório, útil nos problemas menstrual disfunções ovarianas, cólicas e excesso de fluxo. No caso de excesso de calor, ondas de calor da menopausa, no desequilíbrio hormonal, irritabilidade. Tonifica o fígado.

Pinho (Pinus sylvestris) : odor refrescante é antiinflamatório, anti-séptico, balsâmico, descongestionante, desodorizante, diurético, desinfetante, expectorante, fortificante, rubefaciente, sudorífero, estimulante, tonico. Na mente trata a fadiga mental. Na pele indicado para eczema, psoríase, é cicatrizante. No corpo estimula a circulação, aliviam reumatismo, gota, ciática, artrite, eficaz em compressas, dores musculares e rigidez em geral. Purifica rins, bom para cistite, hepatite, reduz inflamação da vesícula biliar, cálculos biliares, ótimo para os casos de gripe, bronquite, laringite, ajuda a limpar os seios da face.

Pinheiro (Abies balsamea e/ou Abies sibirica) odor refrescante: antiescorbútico, anti-séptico, expectorante, sedativo. Na mente estimula e entra. Na pele não se conhece efeito. No corpo trata o excesso de muco, problemas respiratórios como asma, resfriados, gripe. Tonifica o sistema nervoso, alivia sensação de cansaço. Alivia dores musculares decorrentes de problemas reumáticos. Trata infecções, é anti-séptico urinário, revigora as glândulas endócrinas equilibra as reações químicas do organismo.

Na Terapia Floral temos o Pine (nome botânico Pinus sylvestris)do Sistema Floral de Bach que trata o núcleo da culpa, auto-acusação, incapacidade de se aceitar no Sistema Minas Floral Pinus (Pinus ellitotii) indicado para aqueles com sentimento de culpa; remorsos;arrependimentos; tristeza; autopunição. Como característica evita provocar sofrimento aos outros. No Sistema S.Germain o Floral Monterrey (Cupressus monterey) trabalha a culpa consciente, ou a calcada no inconsciente. É indicada para aquele que está preocupado sofrendo e não se ama, assim carregando sentimento de inferioridade, sentindo-se sem valor pessoal, na verdade a culpa sabota o desenvolvimento pessoal do indivíduo. O Floral auxilia na transformação da programação mental da pessoa para se amar.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Floral com título de Especialista em Terapia c/Essências Florais pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE
Professora - Pesquisadora - Reiki Master - Aromaterapeuta
Coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da Associação Brasileira de Alzheimer e terapeuta floral voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Publicações/livros:
Os Benefícios das Essências Florais de Bach no Alzheimer editora Laços SP em lançamento e Ebook: Uso prático da Terapia Floral na Obesidade: O cuidado integral através do uso das Essências Florais
Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!