quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Aromaterapia aplicada a Banhos


Por Rosangela Vecchi Bittar – CRT 42435
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

Usar os óleos essenciais de forma correta é uma das coisas mais importantes para se obter os benefícios totais que podem ser propiciados por eles. A forma ou método e a diluição correta, estar ciente das contra-indicações vão garantir o uso responsável com segurança. Não esqueçam que os óleos puros são substancias potentes e altamente concentrados que usados com sabedoria e respeito poderão se surpreender...

Um método comum é o uso no banho. É um método eficaz porque agrega o poder de atuação de duas maneiras: pelo olfato através da inalação e pela penetração através da epiderme. O óleo uma vez na água morna provoca a evaporação e a criação de nuvem aromática no banheiro desde que a porta do mesmo esteja fechada.

A inalação pode produzir mudanças e permitir que o óleo adentre a corrente sanguínea através dos pulmões. Embora o método básico de aplicação na aromaterapia holística seja pela massagem, os banhos podem ser excelente forma de uso para aquele que não gosta ou não quer ser tocado ou não possa ser tocado em virtude de algum problema como acidente etc. A água é uma força usada na cura e a combinação dos óleos essenciais puros criam um elemento extremamente benéfico e simples.

A água lava, reconforta, é no líquido que o feto vive durante seu crescimento até desabrochar através do nascimento para a vida. A água representa as emoções é por isso que por si só relaxam. É importante que NÂO SE USE SUBSTÂNCIAS SINTÈTICAS que são baratas mas efeito terapêutico nulo.

Banhos completos, de assento, escalda-pés e banhos nas mãos (isto é, colocar as mãos imersas de molho) são eficazes. Escalda-pés podem ser usados para tratar resfriados, dores de cabeça, enxaqueca, distúrbios circulatórios nas pernas, varizes, problemas menstruais. As mãos e os pés possuem meridianos compatíveis com aos diversos meridianos corporais e seus respectivos órgãos.

Para o banho completo: na banheira ligue a água morna e depois acrescente de seis a oito gotas das essências escolhidas e fique imerso por alguns minutos.
No chuveiro deixe a água correr e em um recipiente coloque as gotas do óleo escolhido e coloque água na temperatura morna para quente, desligue o chuveiro procure aspirar os vapores e verta o líquido do recipiente sobre seu corpo vagarosamente, ao secar-se use a toalha delicadamente.

Sugestões terapêuticas do uso dos óleos essênciais puros:

Banho matinal estimulante: acorda, bom para a memória
Hortelã pimenta, ou Arvensis 2 gotas
Alecrim 4 gotas
Junipero: 2 gotas

Calmante noturno: relaxa, analgesia, bom para dores em geral.
Lavanda officinalis: 4 gotas
Manjerona: 4 gotas

Refrescante para o verão:
Hortelã pimenta ou arvensis: 2 gotas
Eucalipto: 4 gotas
Limão: 2 gotas

Banho para problemas respiratórios:
Eucalipto glóbulus: 4 gotas
Hortelã pimenta ou Arvensis: 4 gotas

Banho para TPM: relaxante, reconfortante.
Gerânio: 4 gotas
Salvia Esclareia: 4 gotas

Banho afrodisíaco:
Ylang Ylang: 4 gotas
Baunilha comestível: 4 gotas

Escalda pés: para cansaço pés
Lavanda: 2 gotas
Hortelã pimenta ou Arvensis: 2 gotas


Rosangela Vecchi Bittar
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE Cursos e Palestras
Consultas presenciais em Boa Viagem - Pe
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882
Consultas pela Internet:
E-mail rosangela.bittar@globo.com
Skype: rosangelaflorais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!