domingo, 27 de fevereiro de 2011

Alimentos e seu valor terapêutico – Parte IV (H a N)


Alimentos e seu valor terapêutico – Parte IV
Por Rosangela Vecchi Bittar
Título de Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco – Pesquisadora - Mestre em Reiki – Magnified Healing – Aromaterapeuta – Cromoterapeuta – Apometria Quântica – Bioeletrografia.
CRT 42435

Neste artigo estamos prosseguindo com informações as qualidades terapêuticas dos alimentos para que você possa usufruir na prática com boas escolhas alimentares.

Hortelã: indicada para calores da menopausa, dissipa calor, agitação, fermentação digestiva, gases, problemas respiratórios.

Inhame: é um limpador do sangue, excelente para os casos de anemia, desintoxicante. Atua como repelente para malária e dengue. Favorece a produção de leite materno. Contém hormônios que imitam ao humano indicado para a menopausa e crianças em crescimento.

Limão: tem propriedades anti-infecciosa, para as infecções urinárias, circulação sanguínea Indicado para os casos de gripe, resfriados de repetição e problemas circulatórios usar sob forma de suco com a casca.

Maçã: fruta calmante, na medicina chinesa beneficia todos os cinco elementos que configuram respectivamente órgão e meridianos correspondentes. É antitóxica, ótima para esteja convalescendo ou fazendo dietas, devido ao alto índice de quercetina aumenta a capacidade pulmonar. Deve compor os sucos verdes em dietas, desintoxicação e revitalização.

Macarrão: pode fazer parte das dietas de emagrecimento, preferencialmente integral e em receitas que incorporem hortaliças e ao dente.

Mamão: é digestivo, laxativo, diurético. Ajuda a prevenir câncer principalmente do aparelho digestivo geralmente resultado de constipação intestinal crônica. Amolece as carnes duras devido a enzima papaína que auxilia na digestão de proteínas.

Manga: a manga diminui a sensação de fome, dissipa a sede e umedece as mucosas. Indicada para as queixas de mucosas secas (narinas, boca, pele, vagina).

Marisco: indicado para quem tem angina no peito, nó na garganta, pessoas muito vermelhas que transpiram muito ansiosas e impacientes.

Mel: é adoçante, tranqüilizante, laxativo, fluidificante de secreções respiratórias, bom para gripe, bronquite e sinusite.

Melancia; refrescante, acalma a sede umedece mucosa, diminui irritação e impaciência. A parte branca da casca usada como chá é diurética. Não é indicada para diabético e pessoas que querem perder a barriga.

Melão: é diurético, refrescante, calmante, ajuda a umedecer as mucosas secas.

Milho verde cozido: alimento energético, tonificante, indicado para mulheres que amamentam. Precisa ser bem mastigado ou batido para facilitar sua digestão que é difícil já que geralmente não é bem absorvido e sai inteiro nas fezes.

Morango: diminui a sensação de sede e agitação, indicado para problemas reumáticos e gota. É levemente diurético.

Nabo: é diurético, indicado para edemas, dores articulares, bronquites e hemorróidas.

Nozes: tonifica o sangue, aumenta a energia, combate hematomas, segundo na Medicina Chinês atua nas funções cerebrais se olharmos sua forma é similar ao do cérebro. Tonifica os rins, dá vitalidade e energia sexual. Lubrifica o intestino, melhora dores lombares.

Rosangela Vecchi Bittar
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz – Regional Pernambuco
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!