sábado, 26 de fevereiro de 2011

Alimentos e seu valor terapêutico – Parte III (D a G)


por Rosangela Vecchi Bittar
Título de Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco – Pesquisadora - Mestre em Reiki – Magnified Healing – Aromaterapeuta – Cromoterapeuta – Apometria Quântica – Bioeletrografia.
CRT 42435

Neste artigo estamos prosseguindo com informações as qualidades terapêuticas dos alimentos para que você possa usufruir na prática com boas escolhas alimentares.

Damasco: é umectante das mucosas, reduz o calor na região do estômago; excelente para prisão de ventre. É rico em selênio indicado para prevenir e tratar pessoas com câncer.

Ervilha verde: regula, harmoniza indicado para pessoas de todas as idades. Auxilia no emagrecimento, ajuda a baixar o índice de açúcar no sangue.

Feijão cozido (caldo): nutritivo, indicado para aqueles que sentem deficiência de energia, estados anêmicos. Para emagrecimento pode ser comido sem restrições com hortaliças e sem adicionar elementos que engordem o alimento. Gera gases principalmente se misturado com carnes, frituras. O interessante é colocar uma colher de sopa de vinagre de maça após o cozimento para não produzir gases. O feijão baixa a glicose do sangue.

Feijão azuqui: melhora a energia e a imunidade, dá força ao cabelo. É desintoxicaste tem alto teor de vitamina B3 (niacina) , Auxilia nos problemas de depressão, circulação e problemas cardíacos.

Figo: ajuda as mamães que estão amamentando; é indicado para pessoas que tenham problemas respiratórios: bronquite e propensão a infecções respiratórias. Uma curiosidade é que era usado antigamente (inicio da era Cristã) como adoçante para isto fervia-se até fazer uma calda coava-se e adicionava ao que desejasse adoçar.

Frango: tem menos toxinas que a carne vermelha e o camarão portanto, de melhor digestão. Preferir o frango orgânico ou de capoeira. Os chineses dizem que a canja ou caldo de galinha cura vários males (por exemplo: resfriados e também facilita a lactação para quem está amamentando etc).

Gengibre: propicia aumenta da energia e disposição física em geral. Indicado para os casos de traumas físicos e hematomas, artrites, remove secreções respiratórias; é bom par o intestino, tonifica a energia sexual.

Gergelim: melhora a disposição física fortalece a musculatura; indicado para dores lombares e sensação de frio, complemento alimentar para vegetarianos.

Germe de trigo: antioxidante, portanto, previne envelhecimento. Indicado para depressão.

Ginseng: bom para fadiga física e mental, fortalece a energia sexual. É contra-indicado para pessoas agitadas e que sintam muito calor como no caso de menopausa.
Guaraná: bom para fadiga física e mental, no entanto, é contra-indicado para pessoas cardíacas principalmente com taquicardia e pessoas agitadas.

Rosangela Vecchi Bittar
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!