quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Uso de Sprays Ambientais e Corporais para Harmonização.


Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

Tudo o que "cheira" se desmancha no ar, desprendendo, constantemente, moléculas gasosas, que são absorvidas pelas narinas e flutuam até a câmara olfativa. Este local é revestido pôr receptores, prolongamentos dos neurônios que distinguem qualquer odor, enviando as mensagens odoríficas do nariz para o cérebro.
A percepção do olfato abastece o processo do pensamento com informações que fazem o corpo reagir, tanto em nível dos sentidos como das glândulas endócrinas, ou todos eles. É importante ressaltar que o olfato situa-se num ponto do cérebro onde são encontradas as recordações, a memória imediata, o humor, o comportamento sexual, e onde a atenção é modulada. Nesse ponto localiza-se também a área encefálica límbica, essencial na criatividade e no impulso vital. Com relação aos aromas, existem pesquisas mostrando que a estrutura molecular dos odores determina seus efeitos.
Com isto vemos que os aromas nos afetam em um nível físico, psicológico e social.

As essências florais não têm qualquer aroma específico, a essência floral capta a alma da flor e guarda para o uso futuro, nas diversas situações que se faz necessário, a doação de sua energia ou vibração em benefício da humanidade.

Elas têm a capacidade de vibrar dentro do corpo, despertando qualidades e virtudes e liberando, dissolvendo, tratando as emoções guardadas, tratando o sofrimento humano, apaziguando, limpando e elevando nível vibratório. Elas agem em níveis sutis para equilibrar as emoções.

Diante dessa percepção, foi criada uma nova maneira de "Harmonizar o ambiente e o ser humano" através da utilização de spray contendo Óleos Essenciais (Aromaterapia), Essências Florais e a Água de Ervas e Flores.

Pôr isso os SPRAYS foram criados associando as essências florais, plantas ou flores e com os óleos essenciais. Eles funcionam em uma perfeita sintonia, pois harmonizam o nosso corpo, mente e a nossa alma. A utilização das três técnicas agrega valor terapêutico.

Os SPRAYS quando ambientais estão sendo amplamente utilizados pôr vários segmentos como escolas, creches, asilos, hospitais, empresas, residências, consultórios, lojas entre outros.

Aplicado individualmente ou nos ambientes, eles ajudam a promover a saúde física, psicológica e energética das pessoas, além da valorização do local em que vivem.
Eles podem ser exclusivos, personalizados, com a finalidade de elevar as qualidades pessoais, através da análise da personalidade da pessoa.

Os SPRAYS podem ser feitos para atender diferentes necessidades:

•Harmonizar e elevar o padrão vibratório das pessoas e ambientes, muitas vezes conturbados no seu dia a dia.

•Melhorar o “astral” geral, muitas vezes sentimos uma estranheza em certos ambientes e grande desconforto, dando vontade de sair correndo, não é mesmo? Podemos carregar na bolsa um spray para dar alívio em tais momentos.

•Aumentar a cooperação e harmonia de grupos estimulando a consciência de grupal com o resgate de qualidades e sensações positivas, melhorando a energia do ambiente, resgatando a tranqüilidade emocional, melhorando a auto-estima.

•Melhorar o ambiente de trabalho tornando mais aconchegante, diminuindo o stress, motivando para o trabalho, promovendo clareza mental e foco.

•Melhorar os ambientes hospitalares enfermarias, recepções minizando o estresse da espera por atendimento, tornando o ambiente mais leve, transformando os padrões comportamentais.

•Diminuir a ansiedade provocada pelo estresse.

•Tratar as emoções do indivíduo (traumas, afetivos, medos, angústia, apego etc.).

•Estimular áreas de criatividade e concentração (problemas de aprendizado) nas escolas.

•Tratar os desequilíbrios promovidos pela TPM, menopausa e andropausa.

•Tratar a insônia aspegindo no quarto, a cama, travesseiro.

•As possibilidades são múltiplas. Mas, precisa ser bem indicado de acordo com o caso.

•O spray pode ser veículo de uso de uma fórmula pessoal para atender um indivíduo, , ou um grupo ou a uma situação.

O rótulo acima referem-se ao SPRAYS desenvolvidos e produzidos artesanalmente por mim, feito com a tinturada planta, óleo essencial puro e essências florais. Quem pos conhece sabe do seu potencial curativo e sua energia altamente positiva.

Disponíveis em várias versões na Farmácia Sal da Terra no Derby Recife tel.: (81) 3221-5089 a qual entrega para todo o Brasil.Ou mande manipular o seu com o cheiro mais adequado e os florais para o seu caso.

Rosangela Vecchi Bittar
Título de Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco – Pesquisadora - Mestre em Reiki – Magnified Healing – Aromaterapeuta – Cromoterapeuta – Apometria Quântica – Bioletrografia.
CRT 42435 atendimento em Boa Viagem Recife e por email pelo site de consultas.
email rosangela.bittar@globo.com
tel.: (81) 8843-00584

domingo, 26 de dezembro de 2010

A Virtude da Romã




Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

A romãzeira é uma arvore frutífera originária da Pérsia da família das punicáceas cujo nome científico é Punica granatum, cujo nome em inglês é pomegranate e em francês grenadier. Seu nome latino significa maça (pumum) com sementes (granatum).

É um arbusto relativamente alto, muito ramificado, com tronco acinzentado. As folhas são verdes e brilhantes, suas flores são vermelho-alaranjadas suas flores representam fecundidade e riqueza, amor ardente. O fruto do tipo balaustra possui casca dura e resistente, amarela ou avermelhada, manchada de escuro o interior do fruto é subdivido por finas películas, formando cavidades com numerosas sementes cobertas por polpa vermelho sangue ou carmim, comestível de sabor agradável e refrescante.

O fruto é consumido fresco e o suco feito com as sementes é utilizado na fabricação do xarope granadina, usado em condimentos e licores. Como a casca contém 30% de tanino, pode ser usada para curtir couro.

Na medicina popular destacamos suas propriedades terapêuticas que são conhecidas desde a antiguidade,descritas no Papiro de Ebers,antigo Egito.
Os romanos a chamavam de maça de Cartago foi celebrada em Cânticos dos Cânticos e descrita por Homero na Odisséia e um fruto muito apreciado no mundo Árabe. Na Armênia significa fertilidade, abundância e casamento. No Irã significa boa saúde e vida longa.

A Cidade de Granada na Espanha tem a origem neste fruto na palavra Granatum.

Em Êxodo, vemos relato que romãs foram esculpidas no Templo de Salomão. Na Bíblia este fruto tem a conotação de retidão e honradez. Curiosamente A romã tem 613 sementes mesmo número dos Provérbios ou Mandamentos Judaicos registrados no Torá. Os judeus comem romã no feriado chamado Rosh Hashanah e os católicos no Dia de Reis que se comemora em seis de janeiro.

Como fitoterápico sua casca e raiz são usadas como medicamento há muitos séculos por usa ação adstringente, vermífuga, antibacteriana, também nos casos de febres, leucorréia e problemas de garganta. A literatura descreve a romã por suas propriedades anti-helmínticas (contra verme principalmente tenífugo contra tênias) há séculos por Dioscorides e outros naturalistas da Antiguidade. A romã é uma fruta anti-oxidante, mineralizante e refrescante. A romã é utilizada para acabar com rouquidão, afecções da boca, garganta e gengivas. Auxilia também na prevenção de aftas.

O consumo de suco de romã ajuda a combater o câncer de próstata e a reduzir as células da doença, segundo um estudo publicado na revista Clinical Cancer Research.
(Segundo o professor do Departamento de Urologia da Universidade da Califórnia e autor do estudo, Allan Pantuck, 2006).

Em Portugal a tradição manda que esteja presente na mesa no Dia de Reis. É considerada uma das sete frutas que abençoada a terra de Israel. Entre os judeus de origem ocidental existe o costume de colocar sementes da fruta embaixo do travesseiro na passagem do Ano Novo Judaico, comemorado em setembro. Faz-se isso para atrair sorte, saúde e dinheiro no próximo ano. No Brasil também é considerado por tradição um fruto que traz sorte e prosperidade, se acredita que terão um ano novo com sorte e dinheiro se colocarem sementes de romã nas suas carteiras de dinheiro. Na China também representa prosperidade. O profeta Maomé afirmava: “coma romã, para se livrar da inveja e do ódio”. Certamente é um fruto que além do poder curativo traz energia positiva a qualquer ambiente.

Como essência floral tem, no Sistema Francês: chamada aqui de Grenadier, está associada a feminilidade e ao aspecto criador que é expresso na fertilidade e reprodução. Equilibra os aspectos yin e yang da personalidade Recomendada para aquelas que se encontram divididas entre as responsabilidades e família. Permite uma visão tranqüila da situação concedendo a capacidade de resolver conflitos com serenidade. A essência relaciona-se ao sentimento de maternal nutritivo da mulher que existe em seu interior independente de filhos de sangue, faz parte da essência da mulher. Equilibra o aspecto referente a aqueles que não receberam amor durante a infância que muitas vezes acarreta rejeição a feminilidade. Também é indicada a homens cuja alma está fechada para o aspecto feminino e criativo da alma, tem dificuldade em expressar amor. É indicada nos casos de distúrbios menstruais em decorrência de problemas da personalidade com o feminino que no físico apresentam-se como menstruações dolorosas, irregularidade das regras. Harmoniza a mulher grávida no período do parto.

No Sistema da Califórnia: é uma essência do feminino, indicada para aquele que sente dificuldade em conciliar a profissão e a maternidade, na menopausa, menarca, nas dificuldades de assumir o feminino na expressão completa. Esta essência promove um alinhamento consciente para que a mulher faça suas escolhas diante das tensões psicológicas que enfrenta no mundo moderno.

Como estamos terminando mais um ano, recomendamos colocar na mesa as romãs que são mensageiras de boa sorte. Suas sementes podem ser utilizadas nas saladas. E não esquecer de fazer a simpatia no Dia de Reis com três sementes de romã, coma a polpa, reserve as sementes e faça seus pedidos aos três Reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar,peça a prosperidade (cujo significado abrange ganhar dinheiro, um novo emprego, empreender alguma nova atividade com sucesso, boas amizades, novos amores,reconciliação,e sabedoria, erc...). Saiba pedir, viu? Depois, enrole numa nota de dinheiro e guarde na carteira até o ano seguinte quando vai gastar esta nota e refazer todo o procedimento.
E boa sorte! Um excelente final de ano e inicio de outro com força, coragem, saúde para enfrentar os desafios que estão por vir!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Orações de várias tradições através dos tempos.


Por Rosangela Vecchi Bittar

Todas as tradições falam em Deus e neste momento onde comemoramos o Natal e a proximidade de um Novo Ano, é um período de justa reflexão para as transformações necessárias para a vida de cada um de nós.

Estas orações cada uma de acordo com a crença de seus autores tem como similaridade a presença cósmica de Deus.

1 – Nosso Pai, fazei que nos deitemos em paz e nos levantemos para desfrutar a vida. Estendei sobre nós o manto de Vossa paz, guiai-nos com Vossos bons conselhos e salvai-nos pelo amor de Vosso nome. Sede um escudo sobre nós, afastando inimigos, enfermidades, violência, fome e tristeza. Abrigai-nos sob a sombra de Vossas asas, pois Vós sois o Deus que nos guarda e protege, o soberano de misericórdia e compaixão. Protegei-nos quando saímos e quando chegamos, para desfrutar vida e a paz agora e para sempre, e concedei o abrigo de Vossa paz a todos nós, ao estado de Israel e ao mundo inteiro. (Judaísmo – culto diário).

2 – Senhor, abandonei tudo por Vós,
E, no entanto, sempre surge o desejo em meu coração,
Que me faz esquecer Vosso amor.
Ah, salvai-me, salvai-me,
Salvai-me por Vossa graça.
Assim, prostro-me diante de Vós, Senhor,
Habitei em mim,
Vivei Vossa Vida secreta em mim,
E salvai-me pela Vossa graça. (Hinduísmo – Tukaram.)

3 – Ó Deus, nosso guia, nosso Mestre e nosso amigo, perdoa as nossas imperfeições e questiúnculas, faz que nos tornemos um com Teu grande desígnio, tira proveito de nós e não nos rejeites, torna-nos servidores de Teu Reino, tece nossas vidas em Tua luta para conquistar e trazer a paz e união para o mundo.
Somos criaturas pequenas e fracas, frágeis na palavra, e mais ainda na ação; mesmo assim, faz que Tua luz brilhe sobe nós, de modo que ninguém deixe de ser iluminado por Teu fogo nem deixe de alcançar Tua salvação. Considera-nos em Teus propósitos. Ó Deus, faz que Teu reino entre em nossos corações e neste mundo. (H.G.Wells – 1866-1778 escritor inglês autor de: A Guerra dos Mundos, A Máquina do Tempo e o Homem Invisível que originaram filmes).

4 – Ó grande espírito, cuja voz fala pelo vento,
Cujo sopro dá vida ao mundo todo.
Ouve-me!
Sou pequeno e fraco, necessito de teu poder e sabedoria.
Deixa-me caminhar em meio à beleza, e faz que meus olhos se alegrem
Contemplando a aurora dourada.
Faz minhas mãos tocarem todas as coisas
Que criastes com amor.
Torna-me sábio para que eu possa entender
Os sagrados ensinamentos que nos transmitiste.
Ajuda-me a aprender as lições ocultas
Em cada folha e cada pedra.
Procuro força não para ser maior do que meu irmão
Mas para conquistar o inimigo em mim mesmo.
Torna-me apto para chegar sempre até ti
Com o coração puro e olhos límpidos;
Assim, quando minha vida se esvair como o pôr-do-sol,
Meu espírito pode chegar a ti
Com honra e nenhuma vergonha. (Tradição nativa americana: Dacota).

5 – Hino de um Rei Egípcio a Aton.

Criador do germe na mulher,
Criador da semente no homem
Dando vida ao filo no corpo de sua mãe,
Acariciando-o para que não chore,
Amamentando-o (mesmo) no útero,
Doador do sopro que anima todos os que criou!
Quando saiu do útero... no dia de seu nascimento,
Tu abriste sua boca para ele falar,
Tu supriste suas necessidades,
Quando o filhote dentro do ovo pia
Tu lhe dás o fôlego que o mantém vivo.
Ele caminha com seus dois pés
Quando sai de lá.
Quão múltiplas são suas obras!
Elas ficam ocultas pra nós
Ó Deus único, cujos poderes ninguém mais possui.
Tu criaste a Terra de acordo com teu coração. (Akenaton).


Fonte:
Mabey, Juliet, O Livro das Orações Organizado – Editora Publifolha, 2002.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

As Virtudes do Melão-de-São Caetano


Por Rosangela Vecchi Bittar – CRT 42435

O Melão-de-São Caetano é uma trepadeira que chega a 5 metros, da família das curcubitáceas cujo nome botânico Momordica charantia, encontrado como cerca viva, margeando casas pelo interior ou em terrenos abandonados. É também conhecido pelos seguintes nomes populares: erva-de-lavadeira, melãozinho, fruta-de-negro, erva-de-são-vicente, fruta-de-cobra. Seus frutos são cor de ouro, com espinhos moles na superfície, que quando maduros se abrem em três partes mostrando em seu interior as sementes avermelhadas comestíveis muito procuradas pelos pássaros.

Suas flores têm cinco pétalas amarelo-pálida quase branca de textura fina e delicada. Esta planta é originária da África foi trazida ao Brasil por escravos e hoje, encontra-se disseminada em todo mundo. Sua infusão era usada para baixar febres e em banhos para facilitar o parto.

A origem do nome pelo qual é popularmente conhecida Melão-de-São Caetano tem sua origem na época que os primeiros escravos chegaram ao Brasil e com destino à região aurífera de Minas Gerais, principalmente Ouro Preto e Mariana. Estes escravos trouxeram sementes e as plantaram ao redor da Capela de S.Caetano nas proximidades de Mariana, e por ter seu fruto de aspecto parecido com um melão. Assim, foi batizado não só o fruto, mas, a toda planta.

No uso fitoterápico é contra-indicada para gestantes, mães em fase de aleitamento e crianças; as sementes contêm compostos tóxicos e não devem ser ingeridos.

A deccoção das folhas trata afecções da pele sarna. A polpa do fruto misturada à vaselina torna-se ungüento que faz supurar furúnculos e abscessos, trata picada de insetos. O sumo das folhas verdes adicionada ao óleo de amêndoa trata queimaduras. Por causa das contra-indicações sugiro por segurança seu uso apenas externo.

Como essência floral, no Sistema de Minas temos: Momordica (nome científico: Momordica charantia) indicada para pessoas com pensamentos ruminantes, indesejáveis e repetitivos, tortura mental, preocupação excessiva que atrapalha o viver cotidiano. É útil ao ser ministrada previamente à tomada de decisões importantes e nas preparações para testes, provas, partos, situações especiais que necessitam de autocontrole e concentração. Esta essência floral concede clareza de raciocínio, calma, tranqüilidade e paz para a mente. Sua indicação corresponde no Sistema Bach a essência floral White Chestnut.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Meditação dos Elementos


(Série Meditação)
Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

Esta meditação deve ser feita preferencialmente na lua crescente ou cheia e se utilizar um tambor para marcar o som como o batimento do coração.
Recomendo que se use roupas leves e claras, antes de começar a meditação fazer uma limpeza de ambiente da forma que puder, que poder ser com um spray, incenso ou outra forma que áquele que conduzir a meditação entender. Também é importante a higiene física do local, chão limpo ou se fizer em espaço aberto na natureza, procurar um local seguro e tranqüilo.

Ouça o som do tambor,
Ouça os batimentos de seu coração,
Ouça seu coração,
Ouça o coração da Mãe terra,
Se alinhe com os elementos...

A terra pulsa
Sinta com seus pés a terra,
Sinta-se parte dela, só sinta....

Visualize o Sol astro rei, o masculino,
A estrela luminosa que promove vida
E aquece nossa pele com o calor do ser,
Sinta....

Sinta o Vento, ouça o som do vento soprando as
Folhas das árvores,
Ele leva as sementes que germinarão...
Permita sentir-se envolvida por ele, o vento....

Visualize a Lua cheia como uma bola de luz prateada,
Carregada da força que afeta as marés,
Representa a deusa-Mãe, o feminino
Carregado de emoções representando a água.
Que lava tudo, leva tudo, transforma tudo, atinge qualquer lugar.

Ouça o som do tambor,
Ouça o pulsar de seu coração,
Perceba o ritmo...
Perceba a alquimia dos elementos em você.

Seja como a Terra nutra-se internamente, acolha, abrace, ame, desapegue, perdoe.
Seja o Sol na sua própria vida e de outras pessoas servindo a Luz!
Seja como o Vento, semeie boas ações sem se preocupar com a colheita, porque de certo ela virá, Confie!
Seja a Lua, seja água, que flui, superando os obstáculos,
nada pára a Água, ela faz seu próprio caminho.
Sinta a paz em Você, neste ambiente ou casa, neste planeta!
Sua cura está dentro de você.
A cura da Terra depende de Você, depende de todos Nós. Permita!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

As Virtudes do Caju e o Cajueiro





Por Rosangela Vecchi Bittar – CRT 42435

O cajú (Anacardium occidentale) pertencente a família da Anacardiaceae é um pseudofruto, pois o que entendemos como o fruto é constituído de duas pares a parte do fruto é a castanha e a parte rosada amarelada é o pendúnculo.

Fruto nativo do Brasil, o caju foi levado pelos portugueses do Brasil para a Ásia e a África, hoje é produzido no Vietnam, Nigéria, Índia, Indonésia, Guiné-Bissau, Moçambique e Brasil. A mais antiga descrição escrita do fruto é de André Thevet, em 1558. Posteriormente, Maurício de Nassau protegeu os cajueiros por decreto, e fez o seu doce, em compotas, chegar às melhores mesas da Europa. A parte suculenta é a do penduncúlo rico em vitamina C e ferro do qual fazemos o suco, depois de beneficiado são preparados passas de cajú, rapaduras e a bebida cajuína.

O seu suco fermenta rapidamente e pode ser destilado para produzir uma aguardente. Do bagaço, suas fibras, ricas em aminoácidos e vitaminas, misturadas com temperos, é feita a "carne de caju".Existe uma variedade enorme de pratos feitos com o caju e com a castanha de caju.

O fruto propriamente dito é duro e oleaginoso, mais conhecido como "castanha de caju", cuja semente é consumida depois do fruto ser assado a fim de remover a casca. Ao natural, salgado ou assado com açúcar. A extração da amêndoa da castanha de caju depois de seca, é um processo que exige tempo, método e mão-de-obra.

Antes da chegada dos portugueses, o caju já era alimento básico das populações local. Os tremembé já fermentavam o suco do caju, o mocororó, que era e é bebido na cerimônia do Torém. Na língua tupi, acaiu (caju) significa noz que se produz.

O método de extração da amêndoa da castanha de caju utilizado pelos indígenas era a sua torragem direta no fogo, para eliminar o "Líquido da Castanha de Caju" ou LCC (depois de beneficiado é utilizado em resinas, materiais de fricção como em lonas de freio e o outros produtos derivados; vernizes; detergente industrial; inseticida; fungicida e até biodiesel). Depois do esfriamento da amêndoa é quebrada a casca para sua retirada a castanha.

A amêndoa da castanha de caju é rica em fibras, proteínas, minerais (magnésio, ferro, potássio, selênio, cobre e zinco), vitaminas A, D, K, PP e principalmente a E, carboidratos, cálcio, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos. Um destes aminoácidos é a arginina que, no metabolismo, transforma-se em óxido nítrico e este, por vez, alarga as artérias e diminui a pressão sanguínea. Desta forma a castanha do caju contribui no combate às doenças cardíacas.A castanha-de-caju ainda verde (maturi) também pode ser usada nos pratos quentes.A castanha possui uma casca dupla contendo a toxina uruxiol (também encontrada na hera venenosa), um alergênico que irrita a pele. Por isso a castanha deve ter sua casca removida através de um processo que causa dolorosas rachaduras nas mãos. A castanha também possui ácido anacárdico, potente contra bactérias gram-positivas como Staphylococcus aureus e Streptococcus mutans, que provoca cáries dentárias.

A Professora e pesquisadora Salete Horácio da Silva professora da Faculdade de Enfermagem de João Pessoa na Paraíba descobriu a “cajumembrana” que cicatriza feridas. O processo é simples e barato que é distribuído gratuitamente pela pesquisadora. A membrana do caju adere como se fosse uma segunda pele ao ferimento.

Do cajú tudo se aproveita.

Na sabedoria popular da casca do seu tronco(principalmente o do caju roxo) se faz chá anti-inflamatório, cicatrizante, antiglicêmico. Acreditem,é fantástico! Pegue um pedacinho da casca do tronco do cajueiro e ferva com água filtrada (pode-se ferve o mesmo pedaço três vezes para uso) o chá terá uma cor levemente amarronzada. Tomar uam xícara pela manhã e à tarde sem açúcar, é claro!

Pode-se fazer compressas com o chá para cicatrização de feridas e queimaduras, concomitante ao uso oral do chá. Tomar por 10 dias ininterruptamente, descansar por uns dois ou três dias e, se necessário continuar o seu uso da mesma forma.

Receita de Hamburguer de Cajú desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical usada no Ceará (Fonte: Disponível em 19.01.07 - Globo Repórter – “Ceará inventa hamburguer de cajú”).

Ingredientes: 8kg de cajú fresco sem a castanha; 300g farinha de trigo,2 xícaras de chá de cheiro; verde picado(salsa e/ou cebolinha); 2 pimentões médios; 4 tomates picados; 2 cebolas méias picadas; ½ colher de colorau; 1 cabeça de alho grande espremida em pasta; pimenta-do-reino a gosto; sal a gosto.

Modo de fazer: Lavar b em os cajus acrescentar um poco de água no liquidificador. Peneirar retirar o suco. As fibras após a retirada do líquido mais ou menos 1,5 kg. Refogar na panela cm os temperos deixar esfriar. Adicionar a farinha de trigo, formatar como hamburguer e fritar. Dá 20 hamburgueres.

Como essência floral temos: no Sistema de Filhas de Gaia: CAJÚ (Anacardium occidentale) - flores brancas e rosa forte que integra o feminino com a mente e emoções, ancora as forças instintivas do feminino e resgate o útero como centro do poder pessoal da mulher e órgão de percepção de si mesma. É uma essência puramente feminina.

E Salve o Caju!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Geléia Real


Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

Os produtos apícolas - mel, própolis e geleia real - têm sido utilizados pelo homem desde a antiguidade. A geleia real é um produto natural, produzido pelas abelhas jovens para alimentar a rainha. Vale ressaltar que as abelhas rainhas não nascem rainhas se tornam rainhas. O que as faz se desenvolver e viver mais é a qualidade do alimento que consomem, ou seja, a geleia real.

Usada como complemento alimentar é fonte de proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais antioxidantes. Seu consumo é sugerido para manter a saúde e melhorar o funcionamento do organismo. Por causa dos antioxidantes é que a geleia real está relacionada ao retardo no envelhecimento, beleza e rejuvenescimento da pele.Em testes com animais a geleia real reduziu os níveis plasmáticos de colesterol e triglicérides e apresentou ação antiinflamatória.

Relatos de consumidores de geleia real apontam entre seus benefícios menor cansaço físico e mental, melhora no apetite e fortalecimento do sistema imunológico.

A geleia real pode ser encontrada in natura e também liofilizada em cápsulas e em natura a qual deve ser guardada em geladeira e a sugestão de consumo é de 1 a 3g ao dia em jejum. Já as cápsulas dispensa a refrigeração e a recomendação usual é de 3 cápsulas ao dia. A geleia real pode ser também adicionada ao mel e esse mel misturado em sucos, tapiocas e torradas.

Vejam também meus blogs:
Meus blogs: http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/ http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com/
Contato: rosangela.bittar@globo.com
Vejam meu novo blog:
http://consultasterapiafloral.blogspot.com/

sábado, 4 de dezembro de 2010

As Virtudes da Hortelã


por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

É uma erva aromática das mais conhecidas, seu perfume é inconfundível existem vários tipos de menta como a arvensis, piperita, spicata. Todas com as mesmas propriedades curativas. Seu sabor peculiar é utilizado na fabricação de alimentos como balas, cosméticos, pasta de dentes. Como erva aromática é utilizada como tempero principalmente na cozinha árabe ou como aromatizador de vinhos e molhos.

É uma planta originária do Mediterrâneo. Era usada como tônico e perfume pelos gregos antigos, que a acrescentavam em porções generosas à água do banho. Os Romanos levaram-na para a Grã-Bretanha e na época medieval era usada para tratar inflamações na gengiva. Também era usada pelos romanos e gregos contra mordida de cobra, picada de inseto (colocando a folha amassada sobre a mordida), mordida de escorpião, cólica, problemas urinários e vertigens.

A menta era apreciada no Japão e China durante séculos e foi encontrada em túmulos Egípcios datados de 1000 a.C. Tradicionalmente, as pessoas bebiam-na como chá ou mascavam as folhas para curar problemas de estômago ou nervos. Na mitologia conta-se que Zeus e Hermes andavam disfarçados pela Terra e foram desprezados por todas as pessoas a quem pediam um pouco de pão e água, quando finalmente um casal pobre os acolheu. Limparam e perfumaram sua pobre mesa com folhas de hortelã e lhes deu o que comer e beber. Os Deuses em agradecimento transformaram seu casebre em Palácio e assim, a hortelã se tornou em símbolo de hospitalidade até a Idade Média, onde até então era usada para limpar e perfumar as casas. No século XVIII seu chá era utilizado como curativo para qualquer doença.

A hortelã é a erva dos mentalmente lentos. Essas pessoas pensam devagar, recebem o que vem de fora devagar, reagem devagar. Não são desinteressados. São simplesmente lentos. Chegam sempre atrasados aos compromissos, demoram a terminar suas atividades, e acabam sendo criticados e cobrados pelos outros. A Menta trabalha a agudeza da nossa percepção e julgamento diante das situações externas, nos dando condições de decidir mais rápido o que é melhor a ser feito. É a erva dos sós e discriminados por não andarem no ritmo social dos outros.

Como óleo essencial é um óleo forte, que pode causar irritação em pele sensível. Deve ser evitado durante a gravidez. É constituído por cerca de um terço de mentol, razão pela qual tonifica, clareia a mente, estimula a mente cansada, refrescante e suavizante.

No corpo físico atua com suas propriedades anti-séptico, antibiótico, antiinfeccioso, estomacal, antiespasmódica, estimulante, tônico, antiparasítico, vermífugo (lombrigas e escabiose), expectorante, analgésico, digestivo, descongestionante, diurética, antitérmica, na homeopatia é usada na herpes-zozter. É repelente de insetos. É benéfico contra dores de cabeça, infecções respiratórias, mau hálito, inflamações da gengiva. Usar sempre moderadamente pois o uso prolongado pode prejudicar ou perturbar o sono ou nervos, não deve ser usado à noite.

Culpepper citou uma lista de 40 moléstias que a Hortelã pode curar. Também é usada para debelar tosses rebeldes, asma, cólicas de origem nervosa, ótima para sinusite, dor de cabeça, gripe, congestão nasal e pulmonar, estimula a circulação. Energiza mente e corpo.

Popularmente tenmos a seguinte receita de vinho contra verminose: olocamos em infusão as folhas verdes da hortelã da folha miúda bem lavadas e enxutas em uma garrafa com vinho moscatel deixar macerar por uma semana e beber e 2cálices ao dia.

Como Essência Floral, temos do Sistema de Minas: a Piperita indicada para os indivíduos mentalmente letárgicos, que tem dificuldade de discernir e avaliar as situações. É uma essência aglutinadora de personalidade confere integridade, favorece ao sincronismo, ao aprendizado, principalmente em crianças com problemas de aprendizado e vítimas de acidentes neurológicos. Ancora a pessoa no momento presente e auxilia na “digestão “ psíquica.

No Sistema da Califórnia(Flower Essence Sociey)o floral Peppermint (menta piperita) confere atenção, clareza, desperta, prontidão mental, resfria o fígado. Indicada para pessoas preguiçosas e incapacitadas para pensar, auxilia as forças digestivas vitais a funcionar, assimilar.

No Sistema Francês Menthe Poivrée (Peppermint) tem ação estimulante, concede clareza, vivacidade de espírito, indicada para aqueles que se sentem pesados após excesso de atividade mental. Boa para estudantes e intelectuais, desequilíbrios alimentares, pessoas que gostam de dormi após as refeições. O espírito fica ativo e esperto. Pode provocar insônia quando ingerida perto da hora de dormir, portanto, faça por segurança a última ingestão do floral até às 18:00hs. para ter uma boa noite de sono já que este floral de qualquer sistema deixa a mente alerta.

Formas de Uso párea este Óleo Essencial:
Óleo de massagem: 10 a 15 gotas, para 20 ml de óleo carregador (Óleo de Amêndoas Doces, Abacate, Uva, Maracujá).

Inalação: 10 gotas para 2 litros de água quente (posicione a sua cabeça sobre o recipiente, cubra-a com uma toalha e inspire os vapores).

Banho de Imersão: Adultos: 8 gotas, crianças: 4 gotas, bebês: 2 gotas.

Escalda pés: 4 a 7 gotas para 4 a 7 litros de água quente (depois de secar os pés, massageie-os com uma diluição do mesmo óleo).

Difusão ambiental: 4 a 8 gotas, dependendo do tamanho do recipiente para a água.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Paradigma Complementar e a Tese do Filósofo Guerdjef

Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

As terapias complementares visam dar apoio ou seja suporte àqueles que desejam trabalhar suas dores, aflições, as questões mais densas de sua personalidade e de sua alma, enfrentando e trabalhando suas questões com objetivo de desenvolver sua plena capacidade de forma objetiva e saudável. Para que o terapeuta possa atuar dentro do universo complexo de nossa humanidade e espiritualidade o paciente deverá estar disposto a se descobrir, a conhecer seu lado sombra com humildade e respeito, a se perdoar e a perdoar a quem quer que seja, procurar praticar o verdadeiro amor universal que cura, resgata, perdoa, eleva, faz renascer das cinzas.

Dentro deste contexto gostaria de colocar o texto abaixo, do pensador russo chamado Guerdjef (que viveu na França na década de 50) para uma reflexão sobre o que realmente vale na vida e como vivê-la com mais leveza e gentileza com nós mesmos.

Tese de Guerdjef Comentada.


1- Faça pausas de 10 minutos a cada 2 horas de trabalho, no máximo.
Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas
atitudes.

Refletir e conseguir mudar o caminho é importante assim como ter limites saudáveis.

2- Aprenda a dizer NÃO sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer AGRADAR a todos é um desgaste enorme.

Isto acontece muito, para dizer "não" é necessário estar seguro, na Terapia Floral temos essências florais que fortalecem seu interior nesta direção. Priorize Você afinal como cuidar de algúem e ser feliz, se deixando para trás.


3-Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o
improviso, consciente de que nem tudo depende de você.

Precisamos repensar e parar de querer concentrar as decisões sobre nossos ombros nos sobre carregando, ter um tempo para parar e relaxar, fazer o que gosta, é necessário. Assim teremos qualidade com vida.


4- Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que
sejam seus quadros mentais, você se exaure.

Muitas vezes queremos fazer duas ou mais atividades ao mesmo tempo e tudo passa sem percebermos ou usufruirmos, porque assim acreditamos.

5- Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, em casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem sua atuação, a não ser você mesmo.

Pois é, sem você sua vida não existe. Sem você sempre existirá alguma forma das outras atividades e pessoas continuarem ...

6- Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos.

Assuma a responsabilidade pela sua felicidade, a dos outros deve ser construída por esse outro e não você.

7- Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.

Isto não é vergonha, é sensatez, é respeito.

8- Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os, porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.

Pare de se preocupar por antecipação, porque assim você amplifica o ciclo de sofrimento. Simplifique,não perca tempo pensando no que poderia ter sido, mas no que realmente o é.

9- Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.

Pare e olhe as coisas boas, belas e simples do cotidiano. Olhe as pequenas coisas atenha-se no momento presente apenas sinta e usufrua.

10- Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

Assim, a poeira baixa e a conversa sairá mais tranquila e com menos chance de atrito.

11- Família não é você, está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.

A família é maravilhosa, mas cada um tem uma personalidade, um caminho, uma identidade.Permita que cada um viva o seu momento e procure viver o seu.Assim, todos crescerão emocionalmente.

12- Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trava do movimento e da busca.

Procure ser flexível, porque princípios rígidos pesam ao coração, enrigecem as juntas,e impedem de aproveitar a vida.

13- É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente
ao menos num raio de 100 quilómetros. Não adianta estar mais longe.

Tenha alguém que confie, seja um amigo, um terapeuta, fale compartilhe,grite, procure aliviar seu sofrimento.

14- Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a
roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

É muitas vezes precisamos e devemos sair para que cada qual vivencie seu momento seja de felicidade ou dor, um pouco de solidão, afastamento deixando que a situação, ou pensamentos amadureçam, sejam sentidos. Sentir não faz mal, sentir faz parte de nossa humanidade.

15- Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

Reforce o positivo, quem precisa de gente atormentando? Ninguém!

16- Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo...para quem quer
ficar esgotado e perder o melhor.

Para que correr tanto, procurando fora de você, o que você precisa encontrar em seu interior?

17- A rigidez é boa na pedra, não no ser humano. A ele cabe firmeza.

Como já falei a rigidez atrapalha, firmeza tem haver com segurança é dela que você precisa para fazer boas escolhas em sua vida.

18- Uma hora de intenso prazer, substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono.

Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.

19- Não abandone suas três grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a
inocência e a fé.
Elas são suas companheiras inseparáveis nunca esqueça disso.

20- Entenda de uma vez por todas, definitivamente e construtivamente:
você é o que você faz...