quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A Energia de Cura do Manjericão


por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435


O manjericão, cujo nome científico é Ocimum Basilicum, é uma planta herbácea de ciclo perene. Seu aroma é doce e pungente e seu sabor é balsâmico e levemente amargo. Suas folhas são ricas em vitamina A e C, além de terem vitaminas B (1, 2 e 3) e serem uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro); são sudoríferas e diuréticas.

Os componentes químicos do Manjericão são: fenilpropano, metilcavicol e linalol. Por isso suas propriedades medicinais são: antidepressiva, anti-séptica, anti-espamódica, expectorante, digestiva e tônica, pois atua no sistema nervoso central.
O manjericão é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado. Na sua família existem muitos tipos: o alfavacão, o manjericão de folha larga, o de folha miúda, também chamada de basilicão e o de folhas roxas. Todos eles têm os mesmos princípios ativos. A diferença está no sabor mais ou menos ativo.

Devido à forma de suas folhas, (coração), era considerado símbolo do amor, na Itália, e do luto, na Grécia. Há 4 mil anos, os hindus, percussores na cultura do manjericão, a exportaram para o Egito.

Na Índia o manjericão é considerado uma planta sagrada que dá proteção espiritual e física. Alguns místicos usam este óleo para purificação, do seu próprio ser e do espaço, quando executam exorcismos.

Em grego "basilikos" significa "real" e crê-se que este óleo foi usado para ungir reis. Na Índia, acredita-se que contém uma essência divina, sendo por isso consagrado a Krishna e Vishnu.

Na China é usado para problemas de estômago e rins. Diz uma lenda, que o Manjericão cresceu ao redor do túmulo de Cristo após a sua ressurreição, por isso, ainda hoje é usado nas igrejas ortodoxas gregas, para preparar a água benta.

Na Itália é símbolo do amor, pode ser considerado afrodisíaco. Se um galho de manjericão é oferecido a uma jovem significa paixão e dedicação eternas. Em termos alimentícios é uma planta harmonizadora dos relacionamentos, combate a raiva, o stress, conforta, protege, levemente sedativo, dizem que aumenta o leite das mães que amamentam, é antibacteriano. Seu chá combate dor de cabeça de origem nervosa, gastrite. Gargarejos tratam a afta. Pode-se fazer vinagre com manjericão, molho pesto, colocar em saladas, fazer azeite com manjericão, usada em carpácio, peixes, temperar frango, é ótimo. É refrescante.

No século passado, o manjericão era usado pelos sapateiros para atenuar o cheiro do couro.

Na medicina popular, o chá das folhas do manjericão é utilizado dentre outras aplicações atuam no aparelho respiratório, crises de bronquite e é excelente para combater a insônia.

No uso cosmético é empregado em desodorantes, loções, perfumes, etc.

Utilizado em massagens nas têmporas alivia dores de cabeça, estimula os rins, pois, atua no sistema urinário e muito bom nos casos de fadiga. O manjericão age como pacificador e integrador na família. Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.
O escalda-pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e prestes a explodir dá a sensação de alívio das cargas emocionais. Atua sobre as dores de origem nervosa, dificuldades sexuais e psicológicas, sempre que estejam relacionadas à sensação momentânea de incapacidade ou inadequação.

A essência floral na Califórnia basil nome botânico ocimum basilicum de flor branca, segundo Claúdia Stern é indicada para aqueles que dissociam vida sexual da afetiva. Medo do compromisso. Já para o Sistema Brasileiro Florais de Minas, Breno Marques da Silva e Ednamara Marques indicam o basilicum para as personalidades forte que eventualmente podem ser acometidas de crise de inadequação e dúvida sobre sua própria incapacidade. Para os sentimentos de sobrecarga ou de incapacidade para cumprir seus deveres profissionais, familiares, matrimoniais ou sociais. Útil nos casos depressivos resultantes de excesso de trabalho ou de grandes exigências mentais. Para dores nervosas, histerias, confusão mental, estados neuróticos e psicóticos.

Nas correlações entre o Sistema de Minas e Bach corresponderia à essência Elm (Ulmus procera) que é indicada para sentimento de inadequação temporário (elm em estado negativo), incapacidade de enfrentar exigências extremas embora detenham grande capacidade. O Elm positivo segue o chamado interior, é altruísta, possui grande senso de responsabilidade, é capaz de resolver os problemas em sua perspectiva adequada; muito útil nos caos de musculatura do corpo físico sobrecarregada.

De qualquer forma, para mim o manjericão é mágico. Dos Sprays, Artesanais e Vibracionais que faço é meu preferido e a ele acrescento Florais de Saint Germain e o óleo essencial puro de uma frutinha oriunda da China chamada litsea cubeba de odor cítrico, que em termos energéticos tem uma utilização bem extensa, cabendo outro artigo dedicado a ela.

Vejam meu novo blog:
http://consultasterapiafloral.blogspot.com/

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista em Terapia com Essências Florais pela Universidade Federal de Pernambuco - Pesquisadora - Mestre em Reiki – Aromaterapeuta
E-mail rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584
Atendimento em Consultório
Rua Padre Bernardino Pessoa, 633 Boa Viagem –Recife – PE

domingo, 24 de outubro de 2010

A Virtude do Chá Verde



Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

O uso dos chás é milenar em várias culturas. Atualmente, fala-se muito no chá verde também conhecido como banchá rico em flavonóides substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico.

A Sociedade Brasileira de Médicos Antroposóficos defende que consumir chá verde regularmente ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas. Sua virtude na prevenção do câncer deve-se por ser é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.

Está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4%na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados. Estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura. Pesquisadores acreditam, que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. As substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.

Os princípios curativos e regeneradores da Camellia sinensis enriquecem os cosméticos que prometem recuperar o viço da pele, por ser rica em tanino( substância com propriedades anti-séptica e adstringente) é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas, suas substâncias dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite.

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova Jersey descobriram que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Energia de Cura da Arruda





por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

A arruda é uma planta originária da região mediterrânea da Europa e Ásia Menor, da família das rutáceas, tem odor forte, de nome botânico Ruta graveolens. Vulgarmente designada erva-das-bruxas, também é conhecida por ruta ou ruda. Num contexto popular, a ela são atribuídas muitas virtudes mágicas, acreditando-se que seja capaz de afastar o mau-olhado, atrair a sorte e tirar quebranto de recém-nascidos.

Plínio considerou a arruda um dos mais importantes medicamentos sendo antídoto poderoso contra picadas de insetos como aranhas, vespas, escorpiões, serpentes e recomendava o uso do suco mesclado com vinho em pequenas doses. Durante a Idade Média era cultivada nos claustros dos conventos por ser considerada anti-afrodisíaca. Também na Inglaterra desta época, era considerada como proteção poderosa contra as feiticeiras e, nos tribunais ingleses do século XVII eram colocados ramos de arruda nos bancos dos tribunais para evitar “doenças de cadeira”.

Sua fama de proteger de problemas sobrenaturais remonta a Grécia antiga. As matronas gregas usavam galhos nas mãos para proteger de doenças contagiosas e realização de desejos, protege de magia negra e obsessões espirituais. É comum em alguns lugares vermos pessoas utilizando um galho de arruda atrás da orelha como proteção do olho grande ou mesmo benzedeiras fazer suas rezas usando esta planta.

Na aromaterapia é indicada para pessoas que se sentem física e emocionalmente debilitadas. De uma forma geral, a ação desta planta permite reduzir as inflamações e aliviar qualquer dor e, tal como todos os medicamentos homeopáticos, permitir o bem-estar do organismo. O remédio obtido da Ruta graveolens, seu nome em latim, emprega-se em lesões do revestimento ósseo, que provocam profunda dor, reumatismo, problemas dos tendões, edemas dolorosos e ciática. Também se receita para o esforço visual, assim como para as dores de cabeça, derivadas desse mesmo esforço. A fraqueza no peito e as dificuldades respiratórias melhoram igualmente.

De uma forma mais específica,como planta mdicinal,a arruda é indicada no tratamento das seguintes condições:

Menstruação - a arruda foi receitada desde os tempos do Antigo Egito e Grécia Antiga para provocar abortos, contrai o útero e estimula a menstruação, indicada para amenorréia. Portanto, não é indicada para mulheres grávidas.

Moléstias musculares - o quadro clássico de sintomas deste remédio é o dos problemas do tecido conjuntivo com acentuada rigidez e dor muscular, frequentemente devido a distensões, esforço exagerado ou lesão. A dor é caracteristicamente angustiante, opressiva, envolvendo ânsia e inquietação. Receita-se o remédio para lesões de repetidas entorses.

Tratamento ocular - trata a tensão ocular, quando os músculos enfraquecem, acompanhada de dor ardente. Fortalece os vasos capilares. Antigamente, a planta era muito usada medicinalmente para fortalecer a visão.

Tratamento de ouvido - Também utilizada na medicina popular como remédio para afecções do ouvido.

Moléstias articulares - prescreve-se o remédio para tratar artrite crônica, a rigidez e dor da parte interior da coluna e ciática.

Emoções – age centrando, dando segurança, tranqüiliza, combate ansiedade e pânico.

Pele - Combate os piolhos e é um bom repelente de insetos.

Uso espiritual – excelente para limpeza e proteção contra energias densas que causam desconforto. Tomar banho com a erva amassada com as mãos ( cinco galhos das folhas), utilizar dois litros de água, fazer a infusão, coar e tomar o banho do pescoço para baixo, pensando sempre positivamente.

Como Essência Floral, temos no Sistema Californiano o Rue, que é uma essência fora do kit profissional, de flores amarelas, sua flor possue cinco pétalas. Recompõe a aura, expulsa a negatividade, indicado para personalidade submissa tipo Centaury do Sistema Bach. Fortalece o “eu”, para pessoas detalhistas, eficientes, que se acidentam com facilidade, combate a ansiedade, depressão, fortalece a auto-estima, individualidade, segurança interior; auxilia na clareza da visão das questões para tomada de decisão consciente.

No Sistema Floral de Minas também temos a Essência Floral Ruta é indicada para pessoas tímidas, subservientes, com vontade fraca, influenciáveis, assim, fortalece a individualidade daqueles que a tomam.

Muitas pessoas não gostam da Arruda por causa do cheiro, mas eu particularmente, acho uma das ervas sagradas que beneficiam a humanidade desde os tempos remotos. Harmoniza e protege no âmbito espiritual, sobre a circunstância de uma mordida de inseto tipo marimbondo, abelhas, em dores de ouvido, e como floral. Acho excelente para tomar sua essência floral seja na forma convencional sob gotas sublingual sozinho ou num composto floral indicado ao indivíduo tratado; em sprays ambientais, ou até usando gotinhas do floral no banho. A arruda é excelente.

Não tenha preconceito com esta benção da natureza! Ela existe para nos ajudar! Então a use.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco.
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Atendimento em Recife
Aceito convite para Cursos e Palestras E-mail rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584

terça-feira, 19 de outubro de 2010

As Sete Leis Herméticas



Por Rosangela Vecchi Bittar

Foi o livro escrito pelo Filósofo, Físico, Químico, Vizir Imhotep (nominado pelos gregos de Hermes Trimegisto), no século XXVII a.C., que trata de forma empírica das Leis que regem a Natureza e suas aplicações na vida dos seres humanos. Era considerado um guia completo para Iniciação na Vida Espiritual e na Elevação moral através do exercício da caridade e da cura, bem como das aplicações das Leis contidas no Livro, está baseada em 7 axiomas chamados de As Sete Leis Herméticas incluídos no livro "O Caibalion " que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion que dá título a este livro,na língua hebraica, significa tradição ou preceito manifestado por um ente superior e origina-se na mesma raiz da palavra Kabbalah, que em hebraico, significa recepção.

Lei do Mentalismo

"O Todo é Mente; o Universo é mental." O universo funciona como um grande pensamento divino. É o todo. Toda a criação principiou como uma idéia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina consciência. A matéria são como os neurônios de uma grande mente.
Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma mente divina que contém todo o conhecimento.Tudo começa através de um pensamento que se materiza.Norteador das práticas integrativas e em especial da Terapia Floral pois, considera os processos de adoecimento se instalam primeiro na mente dos indivíduos. Os processos criativos também são um exemplo, pois a criação de qualquer coisa primeiro passa pelo pensamento. Exemplo prático: o Facebook primeiro partiu de uma uma idéia desenvolvida pelos seus criadores que se formou de um primeiro pensamento, e foi concretizado tornando-se uma realidade que coneta pessoas de todo o planeta. Estamos conectados de alguma forma através do pensamento que nos une ao todo.


Lei da Correspondência

"O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima". A perspectiva muda de acordo com o referencial. A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. A nossa atenção está tão concentrada no microcosmo que não nos percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta.O principio de correspondência diz-nos que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa. Portanto podemos aprender as grandes verdades do cosmo observando como elas se manifestam em nossas próprias vidas.

Lei da Vibração

"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".No universo todo movimento é vibratório. O todo se manifesta por esse princípio. Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso. Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel, mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia. A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento.Hoje, a Física Quântica explica tal lei, base das práticas vibracionais como homeopatia, acupuntura, reiki, terapia floral.

Lei da Polaridade

"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados". A polaridade revela a dualidade, os opostos representando a chave de poder no sistema hermético. Mais do que isso, os opostos são apenas extremos da mesma coisa. O claro e o escuro também são manifestações da luz. Amor e o ódio são simplesmente manifestações de uma mesma coisa, diferentes graus de um sentimento. Portanto, se estamos alegres poderiamos dizer no polo positivo e tristes no polo negativo, este axioma norteia a Terapia Floral.

Lei do Ritmo

"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".Pode se dizer que o princípio é manifestado pela criação e pela destruição. A lei do ritmo assegura que cada ciclo busque sua complementação. A exemplo temos as estações do ano(primavera, verão, outono e inverno),também o ciclo de vida de todos os seres vivos: nascem, crescem e morrem. O ritmo é aliado do tempo. Este axioma, norteia a Terapia Floral, cujo ritmo afeta sua eficácia.

Lei do Gênero

"O Gênero está em tudo: tudo tem o princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação".Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do gênero físico. Nada é 100% masculino ou feminino, mas sim um balanceamento desses gêneros.Existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de ying yang. Nenhum dos dois pólos é capaz d CRIAÇÃO sem o outro. É a manifestação do desejo materno com o desejo paterno.

Lei de Causa e Efeito

"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa geradora, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei".Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso, já que acaso é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos e a origem. Esse princípio é um dos mais polêmicos, pois também implica no fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos. No entanto, esse princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade, também é conhecido como karma. Caracteriza-se pela responsabilidade pessoal e pelos nossos atos. Não podemos delegar ao outro a responsabilidade por nossa vida sob o risco de abdicar de nossa integridade e deixarmos de ser nós mesmos.

sábado, 16 de outubro de 2010

O Uso de Sprays Ambientais e Corporais para Harmonização.



O Uso de Sprays Ambientais e Corporais para Harmonização.

Por Rosangela Vecchi Bittar


Tudo o que "cheira" se desmancha no ar, desprendendo, constantemente, moléculas gasosas, que são absorvidas pelas narinas e flutuam até a câmara olfativa. Este local é revestido pôr receptores, prolongamentos dos neurônios que distinguem qualquer odor, enviando as mensagens odoríficas do nariz para o cérebro.

A percepção do olfato abastece o processo do pensamento com informações que fazem o corpo reagir, tanto em nível dos sentidos como das glândulas endócrinas, ou todos eles. É importante ressaltar que o olfato situa-se num ponto do cérebro onde são encontradas as recordações, a memória imediata, o humor, o comportamento sexual, e onde a atenção é modulada. Nesse ponto localiza-se também a área encefálica límbica, essencial na criatividade e no impulso vital. Com relação aos aromas, existem pesquisas mostrando que a estrutura molecular dos odores determina seus efeitos.

Com isto vemos que os aromas nos afetam em um nível físico, psicológico e social.

As essências florais não têm qualquer aroma específico, a essência floral capta a alma da flor e guarda para o uso futuro, nas diversas situações que se faz necessário, a doação de sua energia ou vibração em benefício da humanidade.

Elas têm a capacidade de vibrar dentro do corpo, despertando qualidades e virtudes e liberando, dissolvendo, tratando as emoções guardadas, tratando o sofrimento humano, apaziguando, limpando e elevando nível vibratório. Elas agem em níveis sutis para equilibrar as emoções.

Diante dessa percepção, foi criada uma nova maneira de "Harmonizar o ambiente e o ser humano" através da utilização de spray contendo Óleos Essenciais (Aromaterapia), Essências Florais e a Água de Ervas e Flores.

Pôr isso os SPRAYS foram criados associando as essências florais, plantas ou flores e com os óleos essenciais. Eles funcionam em uma perfeita sintonia, pois harmonizam o nosso corpo, mente e a nossa alma. A utilização das três técnicas agrega valor terapêutico.

Para quem sabe manipular um pêndulo corretamente averiguará a potencia energética da manipulação assertiva deste elementos, saibam que a energia da pessoa que faz o conteúdo a ser aspergido(o spray) interfere no resultado final deste. Afinal tudo é energia!

Os SPRAYS quando ambientais estão sendo amplamente utilizados pôr vários segmentos como escolas, creches, asilos, hospitais, empresas, residências, consultórios, lojas entre outros.Aplicado individualmente ou nos ambientes, eles ajudam a promover a saúde física, psicológica e energética das pessoas, além da valorização do local em que vivem. Eles podem ser exclusivos, personalizados, com a finalidade de elevar as qualidades pessoais, através da análise da personalidade e história pessoal.

Os SPRAYS podem ser feitos para atender diferentes necessidades:
• Harmonizar e elevar o padrão vibratório das pessoas e ambientes, muitas vezes conturbados no seu dia a dia.
. Limpar padrões vibratórios antigos, miasmas etc.
• Melhorar o “astral” geral.
• Aumentar a cooperação e harmonia de grupos estimulando a consciência de grupal com o resgate de qualidades e sensações positivas, melhorando a energia do ambiente, resgatando a tranqüilidade emocional, melhorando a auto-estima.
• Diminuir a ansiedade provocada pelo estresse
• Tratar as emoções do indivíduo (traumas, afetivos, medos, angústia, apego etc.).
• Estimular áreas de criatividade e concentração (problemas de aprendizado).
• Tratar os desequilíbrios promovidos pela TPM, menopausa e andropausa.
• As possibilidades são múltiplas.
• O spray pode ser veículo de uso de uma fórmula pessoal para atender um indivíduo em uma questão pessoal.

Tenho um linha de sprays desenvolvidos e feitos pessoalmente por mim, tais SPRAYS,estão disponíveis atualemente em várias versões na Farmácia Sal da Terra no Derby Recife tel.: (81) 3221-5089 entrega para todo o Brasil.

Os Sucos Naturais a favor da Saúde Parte II de G a T


Trofoterapia: Uso dos Alimentos de Forma Terapêutica
Os Sucos Naturais a favor da Saúde Parte II de G a T
Por Rosangela Vecchi Bittar



Goiaba: contém ferro, tanino, vitamina A e muita vitamina C. Esta fruta promove o metabolismo das proteínas. Nem todas as pessoas digerem bem esta fruta. O uso popular do chá de suas folhas combate a diarréia.

Graviola: rica em vitamina B,C,E excelente para diabéticos pois baixa glicose, para problemas hepáticos, anticancerígeno. O chá de suas folhas também guarda as mesmas propriedades.

Laranja: fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Ajuda a combater resfriados, gripes, febres, possui efeito anti-hemorrágico, combate o cansaço, diurética, laxante, combate o estresse. Afina o sangue, bom para cardíacos, hipertensos, pessoas com problemas de colesterol, fígado, vesícula biliar, problemas reumáticos.

Limão: é rico em vitaminas A, B1 e C e sais minerais, por isso ajudam a curar gripes e resfriados. O suco do limão com as cascas é excelente para problema de circulação em geral e hipertensão arterial, aumenta a imunidade. Tomar pela manhã 1 copo de água morna com suco de limão limpa o fígado. Estudos mostram os múltiplos usos do limão.

Maçã: possui vitaminas B1, B2, ferro e fósforo. Auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e facilita a digestão e funcionamento intestinal. É calmante. Protege a mucosa digestiva e cordas vocais.

Mamão: estimula e tonifica o organismo. Protege as mucosas dos intestinos. É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo. Este fruto possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.

Manga: tem grande teor de beta caroteno, o que lhe confere propriedades antioxidante. É um ótimo regenerador do sangue. Excelente para pessoas com tipo sanguíneo “O”. O principal valor da manga está em seu alto teor vitamínico, principalmente de vitaminas A e C, variando, no caso da C, conforme a qualidade da manga. A rosa, por exemplo, é a que possui o percentual mais elevado. A vitamina “A”, que combate os radicais livres . Além das vitaminas A e C, a manga possui as vitaminas B1, B2 e B5. Contém ainda fósforo, cálcio, ferro, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Seu uso é recomendado em casos de bronquite e escorbuto, sendo depurativa do sangue.

Maracujá: tem propriedades anti-sépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e pode ser utilizado como calmante natural, é uma fruta ácida, portanto não indicada para quem tem problemas de acidez estomacal, gastrites.

Melão: é rico em potássio, indicado para cardíacos que fazem uso de diuréticos, para pessoas com problemas de fígado, hepatite, cirrose, renais, gota, artrite. É fortificante, diurético, anticoagulante (afina o sangue), bom nos casos de menopausa, ativa a circulação.

Melancia: têm propriedades diuréticas, auxiliando o funcionamento dos rins. Só que a melancia é contra indicada para quem tem pressão alta.

Morango: rico em vitamina A,B,C, fósforo, ferro, ajuda na digestão, laxante, depurativo do fígado, auxilia na circulação sanguínea, excelente para anemia, estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas. Excelente para pessoas propensas a anemia. Aumenta a resistência do organismo, está incluído junto a amoreira, e a framboesa como frutas anticancerígenas.

Pêssego: ajuda a tratar desde inflamação dos rins, erupções da pele, intestino preguiçoso e ácido úrico e doenças do coração. Rico em complexo B.

Tangerina: os bagos são repletos de suco rico em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C. A tangerina ajuda a tratar a febre, elimina toxinas, gripes, ácido úrico, retenção de líquidos, tensão nervosa, cansaço e excelente para problema de constipação intestinal.

Observação: Os radicais livres são considerados a ferrugem do corpo, provocando envelhecimento precoce.

Contato: rosangela.bittar@globo.com

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sucos Parte I - Alimentação Saudável


Trofoterapia: Uso dos Alimentos de Forma Terapêutica
Os Sucos Naturais a favor da Saúde Parte I de A a C
Por Rosangela Vecchi Bittar


No ano 460-377 a.C. na Grécia antiga, viveu Hipócrates, um célebre médico e filósofo, que recebeu o título honorífico de "pai da medicina". Numa de suas análises e reflexões a respeito do comportamento dos homens de sua época, que serve perfeitamente para os habitantes do planeta Terra da época atual, disse: "Que o teu alimento seja o teu remédio, e o teu remédio seja o teu alimento".

A Trofoterapia, que é a formação etimológica do prefixo grego TROFO, que significa alimentação ou nutrição, seguida do sufixo latino TERAPIA, que quer dizer tratamento ganhava espaço sem precedente na história humana. TROFOTERAPIA então é o tratamento pela alimentação – Hoje chamamos também de Alimentação Inteligente. Muito mais que a junção de dois termos, a Trofoterapia visa enquadrar e proporcionar ao homem recursos encontrados na natureza para o combate de diversas doenças, transmissíveis ou não. Há vários anos, médicos, nutricionistas, biólogos e outros profissionais na área de saúde, investem parte de suas vidas no estudo da Naturoterapia (ou Terapia Complementar), que é a ciência que se utiliza ao máximo dos recursos oferecidos pela natureza, para a cura das doenças, tanto no organismo do homem, quanto no seu ambiente.

Abacaxi: é digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e ajuda a curar laringites, retirar muco, bom para tosse renitente. O chá de suas cascas auxilia na eliminação de pedra nos rins.

Abacate: é rico em vitamina E,A, B6, potássio, ferro, manganês, magnésio, sais minerais e glutationa usado para reumatismo, osteoporose, eliminação de gases, digestivo, antireumático, doenças dos rins, pele e fígado, acelera a cicatrização de ossos devido ao alto teor de manganês que possui. Aumenta bom colesterol. A tintura da infusão de seu caroço em álcool é boa para dores reumáticas. O chá de suas folhas é diurético.

Açaí: trata-se de um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E, C, B1 e B2, ferro, fósforo e cálcio. Combate anemia. Melhora a saúde cardiovascular, normaliza níveis de colesterol, triglicérides e glicose. Tem grande quantidade de antocianina que e o pigmento do grupo dos favonóides que dá cor a fruta e as protege dos raios ultravioletas. O açaí tem 33 vezes mais antocianina que a uva.

Banana: rica em potássio, vitamina B6, C. Digestiva a banana prata e pancovan muito usada no Nordeste, combate a diarréia. Excelente para bebês. Repõe o potássio que muitas vezes sai pela urina com a ingestão de alguns remédios como os de hipertensão arterial. Favorece a formação corpórea, retenção urinária, boa para gestantes e lactentes. Muita usada

Acerola: ajuda a combater a debilidade, a fadiga do organismo, e também as gripes e infecções pois, é rico em vitamina C fortalece a imunidade.
Caju: riquíssimo em Vitamina C, contém vitamina A, B, fonte de sais minerais, fósforo, ferro, zinco,magnésio e niacina. O chá da casca da árvore é anti-glicemica, antiinflamatória, cicatrizante, seu fruto é antioxidante, combate resfriados, contração muscular, ótima para o trato digestivo.

Coco: riquíssimo em fibras e potássio, é um soro natural hidrata. Excelente para pessoas com problemas hepáticos, sua polpa é excelente para hemorragia. Excelente para desintoxicar o organismo.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A Energia de Cura da Salvia


Por Rosangela Vecchi Bittar


A Salvia é um arbusto pequeno cheiroso, com folhinhas peludinhas, com flores que podem ser brancas, azuis ou lilás, existe cerca de 500 espécies de Salvia no mundo. São pequenos arbustos de 40 a 80 cm de altura, originária do Mediterrâneo, cresce em solo calcáreo e pertence à família botânica das labiadas (lamiaceae).

Seu nome latino significa “salvar”, os povos antigos diziam que aquele que tivesse uma muda de salvia no jardim não precisava pensar na morte, talvez por associá-la a longevidade. Os romanos chamavam a salvia de erva sagrada a utilizavam como escudo contra o “olho grande”. Também, na Medicina Popular Italiana, aconselha-se aplicá-la sobre o corpo do recém nascido tão logo o cordão umbilical seja cortado.

Na culinária é muito usada como tempero. Na cosmética, seu uso é conhecido como restaurador para cabelos castanhos, usando o chá bem forte como rinse, dizem que os cabelos brancos voltam à cor. Seu corante é utilizado para tonalizar lãs em tons de verde e amarelo. Também usada como dentifrício caseiro adicionando sal a salvia remove tártaro e clareia os dentes.

Existem muitas variedades, mas a variedade Salvia officinalis é a mais conhecida. Seu chá é utilizado para gengivas irritadas; dores de garganta; qualquer problema de mucosas; restaura a energia; ajuda na digestão; tonifica o fígado, é adstringente e carminativa. Tem como propriedades ser adstringente, anti-séptica, aromática, estrogênica, reduz a sudorese, tônica.

O óleo essencial da Salvia officinalis deve ser utilizado criteriosamente. Não deve ser usado na gravidez e amamentação, pois pode conter o fluxo do leite materno. É um óleo forte e pode causar convulsões, paralisia quando ministrado em excesso, portanto cuidado! O óleo as Salvia esclarea em inglês Clary Sage tem as mesmas virtudes da Salvia officinalis. No antigo Egito era utilizado para tratar infertilidade.Em pequenas doses é calmante, antidepressivo, combate a ansiedade e tensão, pois, relaxa o sistema nervoso parassimpático. É indicado para cansaço, mágoa, estimula a memória. A nível do corpo físico é benéfico para o sistema reprodutor feminino porque imita ao estrogênio, regula o ciclo menstrual, bom para a famosa cólicas da TPM que tanto irrita as mulheres e incomodam a seus parceiros, porque a dor conduz a irritação, impaciência que acaba refletindo no relacionamento. Auxilia a concepção. Na menopausa atua sobre os calores típicos. Tônico do aparelho digestivo, indicado para os casos de perda de apetite, alivia prisão de ventre, diurética, tonifica fígado e rins. Cicatrizante de feridas em mucosas. Eleva a pressão arterial. Benéfico no caso de dor muscular, inflamação muscular (fibrosite). Na pele com sangramentos oriundos de cortes, auxilia a cicatrização.

Nível emocional e espiritual é um excelente óleo para aqueles que têm medo da abertura aos reinos celestiais e outras dimensões da existência, ajudando-os a lidar com os conflitos interiores que criaram as suas limitações ou medos.
Na apresentação em óleo ou erva medicinal é contra-indicada para mulheres grávidas e
epiléticos.

Observação: Os óleos essenciais devem ser manipulados adicionando um óleo vegetal para que seja utilizado localmente. Assim, podemos usar amêndoa doce, sementes de uva, abacate, maracujá, germe de trigo, nunca em óleo mineral. A proporção para cada 30 ml. é de 20 a 30 gotas, no caso da salvia melhor usar 20 gotas para cada 30ml.

Escalda pés pode-se usar 5 a 7 gotas numa bacia com cerca de 7 litros de água morna e massageie os pés. Para o caso de TPM que atinge a maioria das mulheres, use a sálvia com lavandula officinalis e se quiser acrescentar folhas ou o óleo de manjericão.

Como Essência Floral: temos o Sage (Salvia Officinalis) do Sistema da Califórnia FES, elaborado com as flores de cor violeta indicada para aqueles que necessitam aceitar as transições da vida como o processo de envelhecimento, dificuldade de aceitar limitações físicas, memória, sabedoria que a experiência de vida traz. Aplica-se a situação de necessidade de desapegar, ao reconhecimento de valor, a auto-estima, processos como menopausa e andropausa. A mesma flor no Sistema Francês chamada: Sauge harmoniza a alma, nos traz a capacidade de refletir sobre o significado dos acontecimentos vividos, abre a sabedoria interior e para aqueles que têm dificuldade de aprender as lições contidas nas experiências do passado é complementar ao Chestnut Bud do Sistema Bach que é indicada para aprendizado. A Sauge é útil para aqueles que diante de um acontecimento se pergunta: “Qual o sentido disso tudo?”. Recomenda-se também, a pessoas excessivamente materialistas. No físico age na digestão, para melhor assimilação do alimento. Relaxa as tensões do corpo e a eliminação, pois é laxante.

Nos Florais Brasileiros: de Minas o floral Salvia a subespécie utilizada é também a Officinalis e indicada para dificuldade de assimilação das experiências de vida da mesma forma que as anteriores mencionadas; para aqueles que têm uma interpretação material e grosseira da vida; indicada para pessoas especiais com problemas mentais retardamento e dificuldades de aprendizado, integrando conhecimento. Ajuda a amadurecer e a nível físico coadjuvante em problemas digestivos e imunológicos. No Sistema de Saint Germain, a espécie utilizada é a Salvia leucantha cujo floral se chama Pectus que traz a energia para enfrentar padrões de comportamento repetitivos de submissão e resignação. |Limpa mágoas e ressentimentos por situações vexatórias, injustiças e relacionamentos humilhantes. Indicada para pessoas que vivem em constante estado claustrofóbico, sensação de aprisionamento, onde suas almas não encontram saída. A nível físico surge displasia e nódulos nos seios. Esta essência floral auxilia a se libertar das velhas amarras que bloqueiam o caminho a seguir. A Essência do Sistema Saint Germain tem uma vertente diferenciada das anteriores.

Segundo a Barbara Espeche (no livro Flores da Califórnia II Sistema de Essências Pluralistas Repertório de Sintomas – Argentina, Ediciones Continente), a Salvia alinha o corpo espiritual e estimula o lado filosófico e a associa ao arquétipo do ancião sábio.




Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz – Regional Pernambuco.
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras
Atendimento em Recife em Boa Viagem - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com
Consultas pagas pela internet via e-mail
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A Energia de Cura da Melissa



por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435
Terapeuta Complementar Especializada pela Universidade Federal de
Pernambuco – Mestre em Reiki – Aromaterapeuta

para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

A Erva Melissa officinalis também conhecida como Cidreira seu nome botânico é Lippia alba (Mill) N. E. Brown, Sinônimos botânicos: Lantana alba Mill, Lantana geminata (Kunth) Spreng, Lippia geminata Kunth, Lippia globiflora var. geminata (Kunth) Kuntze. Outros nomes populares: cidreira-brava, falsa-melissa, capitão-do-mato, salva-limão, sálvia-da-gripe, erva-cidreira-de-arbusto, lípea. É uma planta perene, do Mediterrâneo, da família das labiadas, feminina.

Seu uso é muito antigo que aparece citada na Odisséia de Homero e Plínio o grande naturalista da era cristã dizia que as abelhas aumentavam a produção de mel quando se esfregavam na erva. Dioscorides aconselhava o uso da planta para picadas de insetos e mordidas de animais especialmente de cachorro. Também era utilizada pelos árabes c como alimento e medicamento. Na época da colonização dos Estados Unidos era utilizada pelas senhoras saudosas da sua terra original a Inglaterra.

Propriedades medicinais: digestivo indicada para cólica (dor de barriga), espasmo, estômago, gases, insônia, sistema nervoso. É anti-espasmódica, tônica do sistema nervoso, ótima para insônia, combate agitações dos nervos, histerismo e dores de cabeça de origem nervosa. Usa-se a melissa nas digestões difíceis, enxaqueca, falta de apetite, indigestões, prisão de ventre e gases intestinais. Aplica-se também a compulsão em geral. Na pele age como calmante limpa e cicatriza acne e é componente de várias loções para pele oleosa.

No aspecto mágico fortalece o amor. Dizem que colocar umas folhas no bolso auxilia a encontrar um novo amor. Será?

A Melissa é a planta dos ansiosos, dos que acham que são indispensáveis, mas que no fundo sentem que fazem tudo compulsivamente para os outros por medo de perder. Essas pessoas tendem a se tornarem cobradores profissionais, e tudo que acham que o outro (filhos, marido) deveria dar de volta por gratidão e não dá ou não consegue dar se torna motivo de cobrança , angústia , depressão e insônia. É ingrediente da água de Melissa, receita fitoterápica do século XVIII criada pelas irmãs Carmelita indicada para a dependência de drogas.

Como Essência Floral no Sistema Brasileiro de Saint Germain a Melissa subespécie Lippia Alba que trabalha a energia da alegria, felicidade, vontade de vencer obstáculos serenamente, com pleno controle das emoções e vencendo os sentimentos negativos. Esta essência trabalha a criança interior, promove tranqüilidade, paz, o indivíduo volta a sorrir e a desejar ser feliz. Dissolve o desespero, ansiedade, tristeza.

Já a essência Cidreira do mesmo sistema floral, embora tenha este nome, é produzida a partir de uma espécie botânica diferente o Cymbopogum citratus é indicada para se ter controle dos pensamentos, para aquelas pessoas controladoras com dificuldade de deixar os acontecimentos fluírem. Para situações de ansiedade, histerismo, apreensão, insônia, pessoas que não conseguem desligar das preocupações diárias. Também recomendamos para pessoas sobrecarregadas de afazeres e obrigações que estão vivendo situação de estresse. Tal situação pode levar a elevação da pressão sanguínea e causar retenção de liquido no organismo. Este floral cura o mental.

No Sistema de Minas temos a Lippia que é feito com a planta Lippia germinata Kunth cujo nome popular é Erva-cidreira-do-campo segundo seus criadores, essa essência floral atua sobre o corpo psíquico e físico/etéreo corrigindo deformações e tendências negativas com perda de energia que resultam a nível físico em processos inflamatórios e degenerativos. A Lippia tem ação harmonizadora. É uma essência sedativa, desfaz a tensão, dá paz mental, melhora a resposta às situações cotidianas e o rendimento vital.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especializada pela Universidade Federal de
Pernambuco – Pesquisadora - Mestre em Reiki – Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
E-mail rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882
Blogs: http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com/
http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/