domingo, 27 de junho de 2010

O que é Tuiná?



por Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Complementar - CRT 42435



Tuiná é uma forma de massagem chinesa que se utiliza dos princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), utilizada para estimular ou sedar os meridianos que são os mesmos pontos energéticos citados na Acupuntura. Do Tuiná é que deriva o Shiatsu e o Do-in que também são formas de toque.

O objetivo do Tuiná é através desta prática equilibrar o fluxo energético dos meridianos. Segundo The English Encyclopedia of Practical Tradicional Chinese Medicine – Tuina Therapeutcs, O Tuiná chinês é uma das matérias de saúde mais abrangentes pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC), onde as manipulações são usadas para estimular os pontos e outras partes da superfície do corpo, para corrigir o desequilíbrio fisiológico e alcançar efeitos curativos.

É contra-indicado para doenças transmissíveis, agudas e crônicas. Não é recomendável para pacientes portadores de câncer, hemorragias diversas,fraturas, queimaduras e dermatite ulcerativa,feridas abertas, no período menstrual e gravidez.

Na sessão o cliente deverá usar roupas soltas e sem sapatos e se colocará em uma mesa ou tapete. O terapeuta examina os problemas específicos do cliente e começa a aplicar um protocolo de tratamento específico.

O foco principal do aplicativo são as dores,os pontos de acupressão, meridianos de energia, músculos e articulações. Os terapeutas co conhecimento das ervas chinesas podem utilizá-las para facilitar o processo de tratamento.

As pesquisas modernas demonstram que o tuiná melhora a micro circulação do sangue e sistema linfático que traz rápida recuperação de várias lesões de tecidos moles tais como deslocamento e contusão, exerce efeito sobre o sistema nervoso0 central podendo ser usado como forma de anestesia, baixar febre.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Valor Terapêutico dos Óleos Essenciais Parte 1


por Rosangela Vecchi Bittar
Título de Especialsita em Terapia Floral pela UFPE
Mestre em Reiki - Aromaterapeuta
CRT 42435

Neste espaço passamos a informar as qualidades terapêuticas dos oleos essênciais puros.Destacamos que os mesmos devem ser puros e de ótima procedência a fim de que o efeito terapêutico possa ser seguro e garantindo suas beneces para seu usuário.

Recomendamos que tais óleos sejam usados e incorporados a óleos carreadores para seu uso em qualquer tipo de massagem, ou como óleo corporal após banho ou mesmo seu uso em rechaud ou spray ambiental,de acordo com a sua necessidade individual. Gostaríamos que atentassem as indicações e contra-indicações ds mesmos.

ALECRIM - ROSMARINUS OFFICINALIS
Parte da Planta: botões e folhas
Obtenção: destilação
Origem: Tunísia
Aroma: Forte, herbáceo, refrescante e penetrante.
Óleo de qualidade Yang

Uso: Estimulante da memória e do bom humor. Fortalece a mente quando há esgotamento. Auxilia na clareza de pensamentos. Útil nas dores musculares, reumatismo e resfriado. É um tônico geral, relaxante. Usado em calvície e anti-caspa. Bom para queda de cabelos e como rejuvenescedor da pele. Cicatrizante. Uso em feridas, hipotensão, arteriosclerose, asma, debilidade, desmaios, dor de cabeça, distúrbios hepáticos, gota, cuidado da pele, palpitações, enxaqueca, distúrbio nervoso, fadiga mental, gripe e resfriado, dismenorréia, pedra na vesícula. Não usar durante a gravidez e nem em epiléticos.

No Antigo Egipto era usado nos rituais de purificação. Hoje em dia, é muito usado para protecção contra magias negras e para proteger os espaços da energia da inveja, colocando-se 7 gotas à entrada do espaço (casa, loja ou outro).

OBS: Na Antiga Grécia, os estudantes entrelaçavam os seus cabelos com Alecrim quando estudavam para os seus exames. Conta uma lenda que as Flores do Alecrim tornaram-se azuis quando a Virgem Maria pendurou o seu manto azul num arbusto de Alecrim.

ANGÉLICA-CAPIM de ANJO, ERVA do ESPÍRITO SANTO e ERVA SAGRADA

Pele: Bom tônico para a pele. Pode ser útil em casos de pele sem brilho e congestionada. Psoríase. Mente e emoções: Anorexia. Pode ajudar também em casos de exaustão e stress proporcionando uma sensação de equilíbrio.

Uso:Tonturas, náuseas, febre, bronquite crônica e pleurisia. Ajuda a limitar o ácido úrico, tendo assim um efeito positivo em casos de artrite, gota e dores ciáticas. É um analgésico rápido, podendo ajudar a aliviar dores de cabeça, enxaquecas e dores de dentes. Fortalece o sistema linfático ajudando a desintoxicar o corpo. Pode ser um ótimo auxiliar na meditação abrindo o praticante às energias angélicas de outras dimensões. Auxilia também na abertura da intuição e no aflorar da parte mais divina do Ser. É um óleo ótimo não só para pessoas céticas relativamente ao mundo espiritual, como também para aquelas que gostariam de expandir a sua ligação aos reinos celestiais.
OBS.: Tem o nome 'Angélica' porque floresce normalmente no dia 8 de Maio - dia do Arcanjo Miguel; também por esta razão, é cultivada nos Mosteiros, crendo-se que ajuda a proteger contra o mal.
CUIDADOS: Depois de usar na pele, evitar a exposição ao sol e a raios ultravioletas, pois pode causar irritações cutâneas. Evitar também usar em grávidas e pessoas que sofram de diabetes.

O que é Aromaterapia?


Por Rosangela Vecchi Bittar
CRT 42435

Introdução:Aromaterapia é um ramo da Osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.
Dos vegetais é extraída a essência a ser aplicada isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.
É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da Fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta. São utilizados no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística.

O que é?Assim, a Aromaterapia é um segmento da medicina natural que utiliza óleos essenciais para auxiliar no tratamento de problemas do indivíduo, trabalhando mente, corpo e emoções através do olfato e da utilização de diferentes formas na pele.
Os óleos essenciais são obtidos principalmente de resinas, raízes, caules, folhas, flores, frutos e cascas, e são extremamente voláteis, apresentando composição química complexa que deve ser avaliada para utilização adequada.

Os óleos essenciais atuam dependendo de sua composição química como: adstringentes, afrodisíacos, analgésicos, anti-sépticos, anticonvulsivos, antidepressivos, anti-espasmódicos, antiflogísticos, carminativos, cicatrizantes, depurativos, digestivos, diuréticos, emenagogos, estimulantes, expectorantes, febrífugos, hipertensores, laxantes, tônicos, vasoconstritores, vermífugos.
Cada óleo tem um efeito em particular.

Sua História:
Os Egípcios e Mesopotâmios, em aproximadamente 6.000 a.Cempregavam os óleos essenciais em medicamentos, cosméticos e rituais religiosos.

Na Bíblia encontramos várias referências ao uso da aromaterapia, Ex.: “(Êxodo 30, 22 a 25) O Senhor falou a Moisés, dizendo: Pega aromas de primeira qualidade: cinco quilos de mirra virgem, dois quilos e meio de cinamomo aromático, dois quilos e meio de cana aromática, cinco quilos de cássia, segundo o peso do santuário, e nove litros de azeite de olivas. Fará disto um óleo para unção sagrada, uma mistura preparada segundo a arte da perfumaria. Será este o óleo para unção sagrada.”.

“No início deste século, o químico francês René-Maurice Gattefossé, deu início a uma pesquisa sobre sua utilização, criando o termo Aromaterapia”. Seu trabalho inspirou o médico Jean Valnet a utilizar os óleos essenciais no tratamento de combatentes feridos durante a 2º Guerra Mundial, obtendo sucesso em seus resultados.
Curiosamente isto ocorre após, Maurice Gatefossé, um químico francês sofrer um acidente em seu laboratório e providencialmente mergulhou seu braço ferido em um pote de lavanda, percebendo que com isto, seus ferimentos não infeccionaram e cicatrizaram rapidamente.
O interesse pela Aromaterapia cresceu. Hoje, os óleos essenciais são facilmente encontrados na maioria das farmácias da Inglaterra e França, países em que a Aromaterapia representa uma opção de tratamento cada vez mais adotada por médicos, terapeutas e profissionais da área de saúde.

Além de ter utilização terapêutica, a Aromaterapia pode ser facilmente incorporada ao dia-a-dia através de banhos, massagens, cosméticos, alimentos e aromatização ambiental.

domingo, 13 de junho de 2010

O porque da Oração.

Sabemos que o estado de oração tranquiliza, conforta o indivíduo.
Faz parte de diversas culturas existem várias palavras com o mesmo
significado oração,reza,pedido,prece,rogar, discurso verbal ou mental.
É um diálogo do homem com Deus, um momento de conecção, de ligação
e manifestação de louvor, dos desejos, das aflições, de evocar
proteção do Divino.

No momento de oração a mente fica tranquila, a ansiedade cede.

No Estados Unidos, os site do National Cancer ligado ao US Nacional
Institute Health comtempla a oração como prática complementar e alternativa.

Orar é uma forma de meditar.
A concretização de nossos desejos começa na mente, ao rezar estamos
projetando beneces para nós e para nossos entes queridos.

A fé é transformadora.
A fé fortalece nosso espírito e,considerando que sem este espirito
seríamos apenas um corpo sem vida, porque ele no mobiliza, devemos
nutrir esse espírito das energias mantenedoras do Universo.
Cada um no seu credo.
Cada um da sua forma.
Cada um na sua linguagem particular.
Assim, gerando egrégoras de luz, de amor, de solidariedade e
transformação.

sábado, 12 de junho de 2010

Pai-Nosso


Está escrita em aramaico, numa pedra branca de mármore,
em Jerusalém, Palestina, no Monte das Oliveiras, na forma
que era invocada pelo Mestre Jesus.



Pai-Mãe, respiração da Vida,
Fonte do som, Ação sem palavras, Criador do Cosmos!
Faça sua Luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós
Para que possamos torná-la útil.

Ajude-nos a seguir nosso caminho
Respirando apenas o sentimento que emana do Senhor.
Nosso EU, no mesmo passo, possa estar com o Seu,
para que caminhemos com todas as outras criaturas.
Que o Seu e o nosso desejo, sejam um só, em toda a Luz,
assim como em todas as formas, em toda existência individual,
assim como em todas as comunidades.
Faça-nos sentir a alma da Terra dentro de nós,
pois, assim, sentiremos a Sabedoria que existe em tudo.
Não permita que a superficialidade e a
aparência das coisas do mundo nos iluda,
E nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento.
Não nos deixe ser tomados pelo esquecimento
de que o Senhor é o Poder e a Glória do mundo,
a Canção que se renova de tempos em tempos
e que a tudo embeleza.
Possa o Seu amor ser o solo onde crescem nossas ações.

Que assim seja !!!

Prece de Cáritas

Deus nosso Pai,
que Sois todo poder e bondade,
dai força àqueles que passam pela provação,
dai luz àqueles que procuram a verdade,
e ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus,
dai ao viajante a estrela Guia,
ao aflito a consolação,
ao doente o repouso.
Pai,
dai ao culpado o arrependimento,
ao espírito, a verdade,
à criança o guia,
ao órfão, o pai.
Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, e
esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores,
derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé.
Deus,
um raio, uma faísca do Vosso divino amor pode abrasar a Terra,
deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e
todas as lagrimas secarão,
todas as dores acalmar-se-ão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,
como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha,
nós Vos esperamos com os braços abertos.
Oh! bondade, Oh! Poder, Oh! beleza, Oh! perfeição,
queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia.
Deus,
Dai-nos a força no progresso de subir até Vós,
Dai-nos a caridade pura,
Dai-nos a fé e a razão,
Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas
O espelho onde refletirá um dia a Vossa Santíssima imagem.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Oração de Limpeza dos 21 Dias


Limpeza Espiritual 21 Dias: Este processo limpa todas as limitações espirituais, conhecidas e desconhecidas, armas espirituais, parasitas mentais e do corpo emocional, entidades grudadas, formas-pensamento de todos os tipos (incluindo maldições, encantamentos, magias e feitiços) e os votos e acordos que mantém os dispositivos dentro de você. Esta cura dispara um ciclo de limpeza de 21 dias que trará novas aberturas à sua vida de muitas formas. Na primeira ou segunda semana podem ocorrer sonhos estranhos. Também pode ser que você não tenha sonhos, fazendo um trabalho de processamento muito profundo. Em qualquer caso, não se preocupe, ambos são normais. Coloque particular atenção na forma que suas próprias percepções do mundo possam mudar. Haverá sentimento de calma e clareza, trazendo um novo sentido de propósito e significado na vida. A vida melhorará em todas as áreas; Comece a limpeza de tudo o que está ligando externamente com o sofrimento!
Leia atentamente, de preferência no horário em que ninguém vai interferir.

"Eu apelo ao Cristo para acalmar meus medos e para apagar todo mecanismo de controle externo que possa interferir com esta cura. Eu peço a meu Eu Superior que feche minha aura e estabeleça um canal Crístico para os propósitos de minha cura, para que só as energias Crísticas possam fluir até mim. Não se poderá fazer outro uso deste canal que não seja para o fluxo de energias Divinas".

“Agora apelo ao Arcanjo Miguel, da 13ª Dimensão, para que sele e proteja completamente esta sagrada experiência. Agora apelo ao Círculo de Segurança da 13ª dimensão para que sele, proteja e aumente completamente o escudo de Miguel Arcanjo, assim como para que remova qualquer coisa que não seja de natureza Crística e que exista atualmente dentro deste campo.

Agora apelo aos Mestres Ascensionados e a nossos assistentes Crísticos, para que removam e dissolvam completamente, todos e cada um dos implantes e suas energias semeadas, parasitas, armas espirituais e dispositivos de limitação auto-impostos, tanto conhecidos como desconhecidos. Uma vez completado isso, apelo pela completa restauração e reparação do campo de energia original, infundido com a energia dourada de Cristo”.

EU SOU livre! EU SOU livre! EU SOU livre! EU SOU livre! EU SOU livre! EU SOU livre! EU SOU livre!

“Eu, o ser conhecido como (declare seu nome) nesta encarnação particular, por este meio revogo e renuncio a todos e cada um dos compromissos de fidelidade, votos, acordos e/ou contratos de associação que já não servem a meu bem mais elevado, nesta vida, vidas passadas, vidas simultâneas, em todas as dimensões, períodos de tempo e localizações. Eu agora ordeno a todas as entidades (que estão ligadas com esses contratos, organizações e associações às que agora renuncio) que cessem e desistam e que abandonem meu campo de energia agora e para sempre e em forma retroativa, levando seus artefatos, dispositivos e energias semeadas. Para assegurar isto, eu agora apelo ao Sagrado Espírito Shekinah para que seja testemunha da dissolução de todos os contratos, dispositivos e energias semeadas que não honram a Deus. Isto inclui todas as alianças e seres que não honram a Deus como Supremo. Ademais, eu peço que o Espírito Santo “testemunhe” essa liberação completa de tudo que infringe a vontade de Deus. Eu declaro isto adiante e retroativamente. E assim seja.

“Eu agora volto a garantir minha aliança com Deus através do domínio do Cristo e a dedicar meu ser inteiro, meu ser físico, mental, emocional e espiritual à vibração de Cristo, desde este momento em diante e em retroativo. Mais ainda, dedico minha vida, meu trabalho, tudo o que penso, digo e faço e todas as coisas em meu ambiente que ainda me servem, à vibração de Cristo também. Ademais, dedico meu ser à minha própria maestria e ao caminho da ascensão, tanto do planeta como o meu. Havendo declarado tudo isto eu agora autorizo ao Cristo e ao meu próprio Eu Superior para que façam mudanças em minha vida para acomodar esta nova dedicação e peço ao Espírito Santo que testemunhe isto também. Eu agora declaro isto a Deus. Que seja escrito no Livro da Vida. Que assim seja. Graças a Deus."

“Ao Universo e à Mente de Deus inteira e a cada ser Nela contido, a todos os lugares onde tenha estado, experiências das quais tenha participado e a todos os seres que necessitam desta cura, sejam conhecidos ou desconhecidos de mim: qualquer coisa que se mantenha entre nós, eu agora curo e perdôo. Eu agora apelo ao Santo Espírito Shekinah, ao Senhor Metatron, ao Senhor Maitreya e a Saint Germain para que ajudem e testemunhem esta cura. Eu os perdôo por tudo o que necessite ser perdoado entre vocês e eu. Eu lhes peço que me perdoem, por tudo o que necessite ser perdoado entre vocês e eu. O mais importante, eu me perdôo a mim mesmo, por tudo o que necessite ser perdoado entre minhas encarnações passadas e meu Eu Superior”.

“Estamos agora coletivamente curados e perdoados, curados e perdoados, curados e perdoados. Todos estamos agora elevados a nossos seres Crísticos. Nós estamos plenos e rodeados com o amor dourado de Cristo. Nós estamos plenos e rodeados da dourada Luz de Cristo. Nós somos livres de todas as vibrações de 3a e 4a dimensões de dor, medo e ira. Todos os cordões e laços psíquicos unidos a essas entidades, dispositivos implantados, contratos ou energias semeadas, estão agora liberados e curados. Eu agora apelo a Saint Germain para que transmute e retifique com a Chama Violeta todas as minhas energias que me foram tiradas e as retorne a mim agora em seu estado purificado”.

“Uma vez que estas energias regressaram a mim, eu peço que esses canais através dos quais se drenava minha energia sejam dissolvidos completamente. Eu peço ao Senhor Metatron que nos libere das cadeias da dualidade. Eu peço que o selo do Domínio do Cristo seja colocado sobre mim. Eu peço ao Espírito Santo que testemunhe que isto se cumpra. E assim é”.
“Eu agora peço ao Cristo que esteja comigo e cure minhas feridas e cicatrizes. Eu também peço ao Arcanjo Miguel que me marque com seu selo, que eu seja protegido(a) para sempre das influências que me impedem de fazer a vontade de nosso Criador”.

“E assim seja! Eu dou graças a Deus, aos Mestres Ascensionados, ao Comando Ashtar Sheran, aos Anjos e Arcanjos e a todos os demais que tem participado nesta cura e elevação contínua de meu ser. Selah. Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus do Universo!
"Kodoish, Kodoish, Kodoish, Adonai Tsebaioth”.

O que é Reiki?


Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435
Mestre em Reiki

Reiki é uma técnica japonesa de cura natural através da imposição das mãos que tem como objetivo principal a harmonização e equilíbrio do indivíduo. Podemos dizer que é um método terapêutico que ativa, direciona, e aplica a energia universal através da imposição das mãos, para promover equilíbrio energético e prevenção de disfunções possibilitando as condições necessárias a um completo bem estar. Esta técnica trabalha a energia vital. A energia do Reiki equilibra os sete chacras principais, ajudando o organismo a restabelecer a homeostase, ativando glândulas, revitalizando o sistema nervoso reativando o sistema imunológico. É uma técnica energética baseada na física quântica. A cura nada mais é do que a repercussão vibratória.

Esta energia que mantém as funções do corpo, o astral pessoal, o ambiente benfazejo, balança os mares e move os ventos, pois permeia toda a terra, animando a centelha de vida em todo Ser. A Energia vital é a força propulsora da vida. Sem ela morremos. Em geral energia é uma força que gera movimento.

Os japoneses chamam esta energia de ki, os hindus de prana, os chineses de chi, os egípcios de kA, os karunas na Polinésia de mana, os judeus de nefesh, os russos de bioenergia, e os cristãos de Espírito Santo.

O reiki é um método que permite canalizar e transmitir a energia Vital através das mãos, equilibrando e harmonizando o receptor nos níveis físico, mental, emocional e espiritual.

Reiki é a Energia Vital (ki) guiada pela Inteligência Universal (rei). É uma técnica japonesa redescoberta em 1922 numa experiência de Sartori (iluminação) vivida pelo Mestre Mikao Usui no Monte Kurama no Japão. Esta técnica se utiliza símbolos de origem japonesa para sintonizar e canalizar energia curadora do Universo.

Dizemos redescobertas, porque os essênios e os egípcios usavam esta técnica á milhares de anos.

O Reiki (ou energia vital universal em japonês) é uma prática terapêutica natural muito utilizada hoje em dia para restaurar e equilibrar a energia vital. Reconhecida pela OMS Organização Mundial de Saúde desde 1962, esta técnica ajuda a liberar emoções e tensões, proporcionando um estado de tranqüilidade e relaxamento, além de promover o equilíbrio do organismo e melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Só um iniciado na técnica pode ministrá-la. O Reiki é estruturado como uma técnica com três níveis, o nível I, nível II e o nível de Mestre.

As posições de imposição das mãos equilibram o hemisfério esquerdo e direito do cérebro e todos os centros de energia (chakras). Purificam e aumentam o fluxo da força vital do indivíduo.

Tratamento auxiliar a outras práticas terapêuticas. Indicado para stress, mal estar, cansaço, desequilíbrios energéticos, dores em geral. É como uma massagem na aura alinha chacras, emoções fortes, ativa processo de cura.

As possibilidades de utilização são inúmeras. Energizar água, alimentos, residências, objetos, remédios, proteção etc.

Os Princípios do Reiki
Só por hoje, agradecerei pelas minhas várias bênçãos.
Só por hoje, eliminarei qualquer preocupação.
Só por hoje, eliminarei qualquer aborrecimento.
Só por hoje, trabalharei honestamente.
Só por hoje, serei bondoso para com o meu próximo.
E para com todos os seres vivos.

Que tal utilizarmos estes princípios no dia a dia, com certeza seus dias serão melhores! Em direção a nossa cura interior e do Planeta Terra!
Uma boa semana!

Os Cinco Elementos da MTC

Os Cinco Elementos
Por Rosangela Vecchi Bittar

Elemento Fogo
Meridiano yin: Coração e Protetor do coração.
Meridiano ylang: Intestino Delgado e Triplo Aquecedor
Órgão Sensorial: língua
Emoção: alegria
Expressão: risos
Tecidos correspondentes: vasos sanguíneos
Fluido corporal: suor
Manifestação em mudança de fase: pesar, tristeza.
Qualidade: inspiração
Expressão: meditação, pensamento profundo.
Cor: vermelho

Elemento Terra
Meridiano yin: baço.
Meridiano ylang: estomago
Órgão Sensorial: boca
Emoção: compaixão, preocupação.
Expressão: canto
Tecidos correspondentes: carne, gordura.
Fluido corporal: saliva
Manifestação em mudança de fase: eructação.
Qualidade: intelecto
Expressão: abraçar, segurar.
Cor: amarelo

Elemento Metal
Meridiano yin: pulmão
Meridiano ylang: intestino grosso
Órgão Sensorial: nariz
Emoção: pesar
Expressão: pranto
Tecidos correspondentes: pele e pelos.
Fluido corporal: muco.
Manifestação em mudança de fase: tosse
Qualidade: vitalidade
Expressão: bocejo.
Cor: branco

Elemento Água
Meridiano yin: rins
Meridiano ylang: bexiga
Órgão Sensorial: orelhas
Emoção: medo
Expressão: gemido
Tecidos correspondentes: ossos e dentes.
Fluido corporal: urina.
Manifestação em mudança de fase: tremor
Qualidade: vontade
Expressão: prontidão.

Cor: preto azul
Elemento Madeira
Meridiano yin: fígado
Meridiano ylang: vesícula biliar
Órgão Sensorial: olhos
Emoção: raiva
Expressão: grito
Tecidos correspondentes: ligamentos e músculos.
Fluido corporal: lágrimas.
Manifestação em mudança de fase: controle
Qualidade: espiritual.
Expressão: vacilação.
Cor: verde.