domingo, 26 de dezembro de 2010

A Virtude da Romã




Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

A romãzeira é uma arvore frutífera originária da Pérsia da família das punicáceas cujo nome científico é Punica granatum, cujo nome em inglês é pomegranate e em francês grenadier. Seu nome latino significa maça (pumum) com sementes (granatum).

É um arbusto relativamente alto, muito ramificado, com tronco acinzentado. As folhas são verdes e brilhantes, suas flores são vermelho-alaranjadas suas flores representam fecundidade e riqueza, amor ardente. O fruto do tipo balaustra possui casca dura e resistente, amarela ou avermelhada, manchada de escuro o interior do fruto é subdivido por finas películas, formando cavidades com numerosas sementes cobertas por polpa vermelho sangue ou carmim, comestível de sabor agradável e refrescante.

O fruto é consumido fresco e o suco feito com as sementes é utilizado na fabricação do xarope granadina, usado em condimentos e licores. Como a casca contém 30% de tanino, pode ser usada para curtir couro.

Na medicina popular destacamos suas propriedades terapêuticas que são conhecidas desde a antiguidade,descritas no Papiro de Ebers,antigo Egito.
Os romanos a chamavam de maça de Cartago foi celebrada em Cânticos dos Cânticos e descrita por Homero na Odisséia e um fruto muito apreciado no mundo Árabe. Na Armênia significa fertilidade, abundância e casamento. No Irã significa boa saúde e vida longa.

A Cidade de Granada na Espanha tem a origem neste fruto na palavra Granatum.

Em Êxodo, vemos relato que romãs foram esculpidas no Templo de Salomão. Na Bíblia este fruto tem a conotação de retidão e honradez. Curiosamente A romã tem 613 sementes mesmo número dos Provérbios ou Mandamentos Judaicos registrados no Torá. Os judeus comem romã no feriado chamado Rosh Hashanah e os católicos no Dia de Reis que se comemora em seis de janeiro.

Como fitoterápico sua casca e raiz são usadas como medicamento há muitos séculos por usa ação adstringente, vermífuga, antibacteriana, também nos casos de febres, leucorréia e problemas de garganta. A literatura descreve a romã por suas propriedades anti-helmínticas (contra verme principalmente tenífugo contra tênias) há séculos por Dioscorides e outros naturalistas da Antiguidade. A romã é uma fruta anti-oxidante, mineralizante e refrescante. A romã é utilizada para acabar com rouquidão, afecções da boca, garganta e gengivas. Auxilia também na prevenção de aftas.

O consumo de suco de romã ajuda a combater o câncer de próstata e a reduzir as células da doença, segundo um estudo publicado na revista Clinical Cancer Research.
(Segundo o professor do Departamento de Urologia da Universidade da Califórnia e autor do estudo, Allan Pantuck, 2006).

Em Portugal a tradição manda que esteja presente na mesa no Dia de Reis. É considerada uma das sete frutas que abençoada a terra de Israel. Entre os judeus de origem ocidental existe o costume de colocar sementes da fruta embaixo do travesseiro na passagem do Ano Novo Judaico, comemorado em setembro. Faz-se isso para atrair sorte, saúde e dinheiro no próximo ano. No Brasil também é considerado por tradição um fruto que traz sorte e prosperidade, se acredita que terão um ano novo com sorte e dinheiro se colocarem sementes de romã nas suas carteiras de dinheiro. Na China também representa prosperidade. O profeta Maomé afirmava: “coma romã, para se livrar da inveja e do ódio”. Certamente é um fruto que além do poder curativo traz energia positiva a qualquer ambiente.

Como essência floral tem, no Sistema Francês: chamada aqui de Grenadier, está associada a feminilidade e ao aspecto criador que é expresso na fertilidade e reprodução. Equilibra os aspectos yin e yang da personalidade Recomendada para aquelas que se encontram divididas entre as responsabilidades e família. Permite uma visão tranqüila da situação concedendo a capacidade de resolver conflitos com serenidade. A essência relaciona-se ao sentimento de maternal nutritivo da mulher que existe em seu interior independente de filhos de sangue, faz parte da essência da mulher. Equilibra o aspecto referente a aqueles que não receberam amor durante a infância que muitas vezes acarreta rejeição a feminilidade. Também é indicada a homens cuja alma está fechada para o aspecto feminino e criativo da alma, tem dificuldade em expressar amor. É indicada nos casos de distúrbios menstruais em decorrência de problemas da personalidade com o feminino que no físico apresentam-se como menstruações dolorosas, irregularidade das regras. Harmoniza a mulher grávida no período do parto.

No Sistema da Califórnia: é uma essência do feminino, indicada para aquele que sente dificuldade em conciliar a profissão e a maternidade, na menopausa, menarca, nas dificuldades de assumir o feminino na expressão completa. Esta essência promove um alinhamento consciente para que a mulher faça suas escolhas diante das tensões psicológicas que enfrenta no mundo moderno.

Como estamos terminando mais um ano, recomendamos colocar na mesa as romãs que são mensageiras de boa sorte. Suas sementes podem ser utilizadas nas saladas. E não esquecer de fazer a simpatia no Dia de Reis com três sementes de romã, coma a polpa, reserve as sementes e faça seus pedidos aos três Reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar,peça a prosperidade (cujo significado abrange ganhar dinheiro, um novo emprego, empreender alguma nova atividade com sucesso, boas amizades, novos amores,reconciliação,e sabedoria, erc...). Saiba pedir, viu? Depois, enrole numa nota de dinheiro e guarde na carteira até o ano seguinte quando vai gastar esta nota e refazer todo o procedimento.
E boa sorte! Um excelente final de ano e inicio de outro com força, coragem, saúde para enfrentar os desafios que estão por vir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!