quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Orações de várias tradições através dos tempos.


Por Rosangela Vecchi Bittar

Todas as tradições falam em Deus e neste momento onde comemoramos o Natal e a proximidade de um Novo Ano, é um período de justa reflexão para as transformações necessárias para a vida de cada um de nós.

Estas orações cada uma de acordo com a crença de seus autores tem como similaridade a presença cósmica de Deus.

1 – Nosso Pai, fazei que nos deitemos em paz e nos levantemos para desfrutar a vida. Estendei sobre nós o manto de Vossa paz, guiai-nos com Vossos bons conselhos e salvai-nos pelo amor de Vosso nome. Sede um escudo sobre nós, afastando inimigos, enfermidades, violência, fome e tristeza. Abrigai-nos sob a sombra de Vossas asas, pois Vós sois o Deus que nos guarda e protege, o soberano de misericórdia e compaixão. Protegei-nos quando saímos e quando chegamos, para desfrutar vida e a paz agora e para sempre, e concedei o abrigo de Vossa paz a todos nós, ao estado de Israel e ao mundo inteiro. (Judaísmo – culto diário).

2 – Senhor, abandonei tudo por Vós,
E, no entanto, sempre surge o desejo em meu coração,
Que me faz esquecer Vosso amor.
Ah, salvai-me, salvai-me,
Salvai-me por Vossa graça.
Assim, prostro-me diante de Vós, Senhor,
Habitei em mim,
Vivei Vossa Vida secreta em mim,
E salvai-me pela Vossa graça. (Hinduísmo – Tukaram.)

3 – Ó Deus, nosso guia, nosso Mestre e nosso amigo, perdoa as nossas imperfeições e questiúnculas, faz que nos tornemos um com Teu grande desígnio, tira proveito de nós e não nos rejeites, torna-nos servidores de Teu Reino, tece nossas vidas em Tua luta para conquistar e trazer a paz e união para o mundo.
Somos criaturas pequenas e fracas, frágeis na palavra, e mais ainda na ação; mesmo assim, faz que Tua luz brilhe sobe nós, de modo que ninguém deixe de ser iluminado por Teu fogo nem deixe de alcançar Tua salvação. Considera-nos em Teus propósitos. Ó Deus, faz que Teu reino entre em nossos corações e neste mundo. (H.G.Wells – 1866-1778 escritor inglês autor de: A Guerra dos Mundos, A Máquina do Tempo e o Homem Invisível que originaram filmes).

4 – Ó grande espírito, cuja voz fala pelo vento,
Cujo sopro dá vida ao mundo todo.
Ouve-me!
Sou pequeno e fraco, necessito de teu poder e sabedoria.
Deixa-me caminhar em meio à beleza, e faz que meus olhos se alegrem
Contemplando a aurora dourada.
Faz minhas mãos tocarem todas as coisas
Que criastes com amor.
Torna-me sábio para que eu possa entender
Os sagrados ensinamentos que nos transmitiste.
Ajuda-me a aprender as lições ocultas
Em cada folha e cada pedra.
Procuro força não para ser maior do que meu irmão
Mas para conquistar o inimigo em mim mesmo.
Torna-me apto para chegar sempre até ti
Com o coração puro e olhos límpidos;
Assim, quando minha vida se esvair como o pôr-do-sol,
Meu espírito pode chegar a ti
Com honra e nenhuma vergonha. (Tradição nativa americana: Dacota).

5 – Hino de um Rei Egípcio a Aton.

Criador do germe na mulher,
Criador da semente no homem
Dando vida ao filo no corpo de sua mãe,
Acariciando-o para que não chore,
Amamentando-o (mesmo) no útero,
Doador do sopro que anima todos os que criou!
Quando saiu do útero... no dia de seu nascimento,
Tu abriste sua boca para ele falar,
Tu supriste suas necessidades,
Quando o filhote dentro do ovo pia
Tu lhe dás o fôlego que o mantém vivo.
Ele caminha com seus dois pés
Quando sai de lá.
Quão múltiplas são suas obras!
Elas ficam ocultas pra nós
Ó Deus único, cujos poderes ninguém mais possui.
Tu criaste a Terra de acordo com teu coração. (Akenaton).


Fonte:
Mabey, Juliet, O Livro das Orações Organizado – Editora Publifolha, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!