sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Óleos Carreadores - Parte II

Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

ÓLEO DE GERGELIM (TRITICUM VULGARE)

É um dos óleos mais populares no Oriente, muitas vezes utilizado como base para outras formulações de óleos medicinais. O gergelim possui sabor doce, amargo e adstringente, além de propriedades amornantes. Este óleo, segundo a tradição indiana, é indicado nas doenças causadas por Vata e Kapha aumentados e aumenta o Pitta corporal.

Esta planta é rica em substâncias antioxidantes, aminoácidos e minerais, sendo indicada em alterações do sistema nervoso, inchaços, pele seca (aumento de Vata), nutrição dos cabelos (é muito usado para massagem na cabeça) e reumatismo.

Uma massagem na planta dos pés com este óleo antes de deitar tem forte poder calmante sobre o organismo, favorecendo o sono.

ÓLEO DE GERME DE TRIGO - Triticum vulgare

Na cosmética e beleza, o Óleo de Germe de Trigo previne o ressecamento e as rugas. Se aplicado na pele é eficaz na recuperação da pele seca e áspera, podendo acelerar a cicatrização de feridas e queimaduras. Excelente para a circulação das pernas porque é dinamizante.

ÓLEO DE GERGELIM OU ÓLEO D SÉSAMO(Sésamo indicum)

O óleo de gergelim é semelhante ao óleo de oliva. Encontramos em sua composição propriedades antioxidantes que agem contra os radicais livres, além de hidratar a pele.

ÓLEO DE MARACUJÁ

Apresenta rica composição de ácidos graxos, auxiliando na restauração da camada lipídica da pele e conferindo emoliência através da formação de um filme, deixando a pele macia. O Óleo de Maracujá tem substâncias relaxantes, a passiflorina, com aroma que reduz a ansiedade, melhora o sono, diminuindo o stress e o cansaço em geral.

O Óleo de Maracujá tem uma aplicação muito variada na indústria cosmética: cremes, xampus, loções, óleos, sabonetes, etc. O óleo também pode ser usado tanto na alimentação humana e animal, quanto na indústria de tintas, sabões, alimentos e outras.

ÓLEO DE SEMENTE DE UVA
O Óleo de Semente de Uva tem uma aplicação muito variada na indústria cosmética: cremes hidratantes, xampus, óleos de banho, sabonetes, etc. Também pode ser usado na indústria farmacêutica, de tintas, de alimentos, na aromaterapia entre outras.

Tem ótima aplicação para massagem, por ser um óleo fino e ter boa penetração na pele incorporando óleos essencias puros para a necesidade individual penetrará com eficácia na corrente sanguínea. É rico em ácido linoleico(Omega 6) e vitamina E portanto, propriedades antioxidantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!