domingo, 28 de novembro de 2010

As Cores e a Cromoterapia


Por Rosangela Vecchi Bittar – CRT 42435

Cada cor tem uma freqüência energética. Segundo o Feng Shui cada cor promove um sentimento que é associado à natureza e seus elementos. As cores claras expandem as cores escuras concentram. As cores brilhantes trazem vida animação.

A cromoterapia é a ciência que promove alterações energéticas trata o indivíduo através da utilização de cores. Podemos usar este conhecimento para harmonizar ambientes onde seus moradores sentirão a influência, de acordo com a cor utilizada na pintura de paredes residenciais ou comerciais. Também no vestuário tal conhecimento poderá ser útil auxiliando nos estados emocionais de cada um. Também estas cores influenciam na nossa alimentação. Alimentos solares como manga, laranja, abóbora são revitalizantes e consequentemente serão úteis para pessoas cansadas, deprimidas. Da mesma forma todos os alimentos vermelhos e púrpuros são ótimos para a circulação e eliminação de radicais livres como morango, amora, etc., e assim por diante. Também somos o que comemos, não é mesmo?

A cromoterapia pode aliar-se a aromaterapia com o qual podemos fazer uma combinação perfeita, de acordo com as nossas necessidades. Aliando as cores aos aromas através da utilização de um de um réchaud, incensos aromáticos, spray aliando as essências florais conforme sua necessidade pessoal.

VIOLETA
Cor da transmutação, apresenta resultados positivos em pessoas resistentes às mudanças do cotidiano. Na cromoterapia tradicional onde aplicamos através de instrumentos a cor em determinado local do corpo é usada como preventivo de processos infecciosos (em centros cirúrgicos). Auxilia a meditação e elevação; referem-se ao plano sutil.
No Feng Shui guarda a qualidade de purificação,transmutação estimulando altos ideais humanos.

ANIL está vinculado à intuição e assunto da mente refere-se à cabeça.

AZUL
Distúrbios do sono / Agitação (inclusive mental)
Tensão muscular / Stress
Quando se busca a paz no ambiente
Ligado à fala (sapos engolidos; inibição para se expressar).No entanto, deve ser usada com parcimônia por ser fria, embora confira autoridade, frieza, pode no entanto, se uma pessoa estiver em processo depressivo com sintoma de apatia piorar o quadro.

VERDE
Cor da Saúde, é excelente para problemas orgânicos, muito eficazes quando há histórico de problemas digestivos e no sistema nervoso. Na cozinha, para se energizar o alimento, enquanto o mesmo é preparado. Esta cor indica saúde e é a cor da cura, serve para qualquer caso desequilíbrio é uma cor harmonizante.

AMARELO
Energização ambiental onde exista um cansaço coletivo constante. Para locais onde existem pessoas com problemas ósseos, cansaço mental . Quando existe a necessidade de grande concentração mental e fixação de informações (excelente cor para estudantes) . No entanto, em demasia provoca irritação.

LARANJA
Relacionado à hereditariedade e situações conjugais no plano material; ligado aos órgãos sexuais e rim. Estimula o apetite e digestão. Aplicado em problemas cardíacos. No Feng Shi diz-se ser a cor da felicidade, juventude, força, confiança; Complementa o azul a fim de dar equilíbrio nos casos de ambientes e vestuário. É revigorante.

DOURADO
É a cor da iluminação, da coroa dos santos, sua frequência limpa, equilibra,rerganiza e queima miasmas.

ROSA
Sendo a cor do Amor Uni¬versal é excelente para ambientes com pessoas tristes, deprimidas e angustiadas. É a mistura do branco com o vermelho. Cor que favorece Amizade.

VERMELHO
É o plano mais denso (ou material), ligado à estrutura do homem em seu caminho; refere-se às pernas e pés; aumenta a atividade física das pessoas e seus órgãos. Estimula o desenvolvimento e alívio das funções respiratórias em crianças. Especialmente eficaz em distúrbios relacionados à pele e sangue. É a cor do elemento fogo, é estimulante. Cor da prosperidade segundo a tradição chinesa. Nos ambientes deve ser usada criteriosamente pois, é uma cor excitante sobre todos os aspectos.
As velhas parteira,na sabedoria popular, indicavam o vermelho para as roupas das crianças recém nascidas a fim de se evitar icterícia também beneficiando com seu uso aquelas crianças que estavam com sarampo a fim de acelerar sua cura.

BRANCO é uma cor pura combinação de todas. Na China esta cor está associada ao inverno, frio, morte, o branco é neutro, representa a paz, a união, pureza, a espiritualidade maior.

PRETO é a cor do mistério, ausência de luz, usada em excesso provoca depressão, falta de esperança, usa-se em roupas e ambientes no entanto, não a usamos na cromoterapia terapêutica. Espiritualmente denota baixo desenvolvimento espiritual.
Vejam também meus blogs:
http://consultasterapiafloral.blogspot.com/
http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com/
http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!