terça-feira, 19 de outubro de 2010

As Sete Leis Herméticas



Por Rosangela Vecchi Bittar

Foi o livro escrito pelo Filósofo, Físico, Químico, Vizir Imhotep (nominado pelos gregos de Hermes Trimegisto), no século XXVII a.C., que trata de forma empírica das Leis que regem a Natureza e suas aplicações na vida dos seres humanos. Era considerado um guia completo para Iniciação na Vida Espiritual e na Elevação moral através do exercício da caridade e da cura, bem como das aplicações das Leis contidas no Livro, está baseada em 7 axiomas chamados de As Sete Leis Herméticas incluídos no livro "O Caibalion " que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion que dá título a este livro,na língua hebraica, significa tradição ou preceito manifestado por um ente superior e origina-se na mesma raiz da palavra Kabbalah, que em hebraico, significa recepção.

Lei do Mentalismo

"O Todo é Mente; o Universo é mental." O universo funciona como um grande pensamento divino. É o todo. Toda a criação principiou como uma idéia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina consciência. A matéria são como os neurônios de uma grande mente.
Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma mente divina que contém todo o conhecimento.Tudo começa através de um pensamento que se materiza.Norteador das práticas integrativas e em especial da Terapia Floral pois, considera os processos de adoecimento se instalam primeiro na mente dos indivíduos. Os processos criativos também são um exemplo, pois a criação de qualquer coisa primeiro passa pelo pensamento. Exemplo prático: o Facebook primeiro partiu de uma uma idéia desenvolvida pelos seus criadores que se formou de um primeiro pensamento, e foi concretizado tornando-se uma realidade que coneta pessoas de todo o planeta. Estamos conectados de alguma forma através do pensamento que nos une ao todo.


Lei da Correspondência

"O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima". A perspectiva muda de acordo com o referencial. A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. A nossa atenção está tão concentrada no microcosmo que não nos percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta.O principio de correspondência diz-nos que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa. Portanto podemos aprender as grandes verdades do cosmo observando como elas se manifestam em nossas próprias vidas.

Lei da Vibração

"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".No universo todo movimento é vibratório. O todo se manifesta por esse princípio. Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso. Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel, mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia. A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento.Hoje, a Física Quântica explica tal lei, base das práticas vibracionais como homeopatia, acupuntura, reiki, terapia floral.

Lei da Polaridade

"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados". A polaridade revela a dualidade, os opostos representando a chave de poder no sistema hermético. Mais do que isso, os opostos são apenas extremos da mesma coisa. O claro e o escuro também são manifestações da luz. Amor e o ódio são simplesmente manifestações de uma mesma coisa, diferentes graus de um sentimento. Portanto, se estamos alegres poderiamos dizer no polo positivo e tristes no polo negativo, este axioma norteia a Terapia Floral.

Lei do Ritmo

"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".Pode se dizer que o princípio é manifestado pela criação e pela destruição. A lei do ritmo assegura que cada ciclo busque sua complementação. A exemplo temos as estações do ano(primavera, verão, outono e inverno),também o ciclo de vida de todos os seres vivos: nascem, crescem e morrem. O ritmo é aliado do tempo. Este axioma, norteia a Terapia Floral, cujo ritmo afeta sua eficácia.

Lei do Gênero

"O Gênero está em tudo: tudo tem o princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação".Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do gênero físico. Nada é 100% masculino ou feminino, mas sim um balanceamento desses gêneros.Existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de ying yang. Nenhum dos dois pólos é capaz d CRIAÇÃO sem o outro. É a manifestação do desejo materno com o desejo paterno.

Lei de Causa e Efeito

"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa geradora, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei".Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso, já que acaso é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos e a origem. Esse princípio é um dos mais polêmicos, pois também implica no fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos. No entanto, esse princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade, também é conhecido como karma. Caracteriza-se pela responsabilidade pessoal e pelos nossos atos. Não podemos delegar ao outro a responsabilidade por nossa vida sob o risco de abdicar de nossa integridade e deixarmos de ser nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!