sábado, 7 de agosto de 2010

Yoga


por Rosangela V.Bittar
Terapeuta Complementar - CRT 42435


A palavra Yoga tem origem no sânscrito “yuj” que significa comunhão, união, segundo Gandhi, yoga é disciplina do intelecto das emoções da vontade. É uma filosofia que tem sua origem na Índia há mais de cinco mil anos que visa proporcionar bem estar físico, mental e espiritual aqueles que a praticam através da consciência corporal utilizando posturas chamadas de asanas, respiração (pranayamas) e meditação.

Seu conhecimento era transmitido pela tradição oral dos mestres aos discípulos, no séc. II Ac. O sábio Patanjali foi o primeiro a escrever seus conhecimentos como Yoga Sutras contendo 196 aforismos expressões de âmbito moral), mostrando o que se deve essencialmente praticar para atingir a meta da yoga constituindo o princípio da Raja Yoga (linha da yoga que visa o domínio da mente).

Existe várias ramificações, citaremos apenas algumas mais praticadas: o Hatha Yoga a mais conhecida no Ocidente trabalha espírito através do corpo possui várias ramificações. Asthanga Yoga ramificação da Hatha Yoga onde existe seis séries fixas é bem vigorosa, o praticante sua muito o que auxilia no processo de desintoxicação; Haja Yoga prioriza o desenvolvimento espiritual através da meditação combinada com as posturas. Power Yoga combina as posturas da yoga com exercícios e movimentos adicionais exige um bom condicionamento físico do praticante. Todas melhoram o condicionamento físico atuam sobre as glândulas endócrinas, promovem maior flexibilidade, equilíbrio e concentração.

ROSANGELA V. BITTAR
TERAPEUTA COMPLEMENTAR ESPECIALISTA EM TERAPIA FLORAL UFPE
REIKI MASTER, AROMATERAPEUTA - ATENDE EM BOA VIAGEM RECIFE PE
RUA PADRE BERNARDINO PESSOA, 633 PRÓXIMO AO COLÉGO SANTA MARIA
CONTATO (81) 8843-0584, 8130-5882
Email: rosangela.bittar@globo.com
terapiafloralqualidadedevida@gmail.com
Trabalho Voluntário como Terapeuta Floral Oncologia do Hospital das Clínicas UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!