terça-feira, 13 de julho de 2010

As Flores e Óleos Essenciais Afrodisíacos


Por Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Complementar Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco – Mestre em Reiki – Aromaterapeuta.


Acredita-se que os afrodisíacos tenham surgido na Grécia Antiga, quando os gregos cultuavam Afrodite - a deusa do amor, da beleza e da fecundidade - com cerimônias e rituais especiais, nos quais eram ingeridas poções do amor na esperança de que aumentassem o vigor e o prazer sexual. Ervas, flores e especiarias regidas por Afrodite (Vênus, para os romanos) eram usadas como ingredientes no preparo dessas poções e, com isso, ganharam à fama de "afrodisíacos".

A ciência ainda enfrenta muitas dificuldades para comprovar as propriedades verdadeiramente "excitantes" dos chamados afrodisíacos. Certas linhas de estudo defendem que o mecanismo que desperta o prazer nos humanos é resultado de uma série de estímulos recebidos por meio dos sentidos (olfato, tato, visão, paladar e audição) somados a uma boa dose de fantasia, no entanto, as flores e os óleos oriundos destas, geralmente tratam o estresse, elevam a auto-estima, promovem desinibição assim, proporcionando as condições para que a imaginação de cada um siga seu próprio caminho.

Poema de Homero (séc.VIII a.C)
“Aqui, ela se banha e à volta de seu corpo,
Caem óleos de fragrância suave e afrodisíaca,
Os ares perfumados, a brisa calmante conduz
Através do céu, da terra e de todo lugar do espaço”.

Rosa: Uma das flores mais famosas é, também, considerada um afrodisíaco. Ninguém menos que Cleópatra, a rainha do Egito, a utilizava com essa finalidade. Conta-se que a rosa era um dos ingredientes básicos de suas receitas de beleza e, além disso, a sábia rainha cobria seu leito com pétalas de rosas para garantir uma "tórrida noite de amor" com seu amado Marco Antônio.

O óleo de rosas era muito usado pelas mulheres do Oriente - elas o espalhavam por todo o corpo para se preparar para uma noite de amor. Aliás, o óleo de rosas é tem origem na Pérsia. Conta-se que foi descoberto acidentalmente durante o banquete nupcial da Princesa Nour-Djihan e do Imperador Djihanguyr por ocasião da escavação do canal rodeando os jardins do palácio o canal ficou cheio de água de rosas, o calor fez com que o óleo separasse e flutuasse na superfície. A Rosa atua sobre o sistema vascular, digestivo e nervoso, atua especialmente no estresse (tensão nervosa, úlceras pépticas, problemas cardíacos etc.).

Jasmim: O óleo de jasmim atua basicamente a nível emocional, sendo de grande valor em problemas psicológicos e psicossomáticos. É sedativo dos nervos, antidepressivo, produz sentimento de otimismo, confiança, euforia, aquece e relaxa o corpo. Considerada afrodisíaca há séculos, existe várias espécies desta flor que apresentam um perfume doce e envolvente. É usado como ingrediente na preparação dos mais valiosos perfumes que hoje existem no mercado (ex.: O Chanel n.5). Muito ligado ao aspecto feminino, o jasmim inspirava as canções ardentes e inspiradoras dos poetas árabes. Era, também, uma das flores mais usadas pelas "favoritas" dos sultões, ao se enfeitarem para as longas noites de amor. Além disso, elas tomavam um banho com óleo de jasmim e, depois, espalhavam-no pelo corpo em massagens sensuais. Para os hindus, esta flor está intimamente ligada ao amor e, por isso, ainda hoje é utilizada na montagem de grinaldas nupciais. Não deve ser considerado um mero estimulante para o sexo. O jasmim desfaz a inibição, solta a imaginação. Num certo sentido, o poder do jasmim só pode ser experimentado por completo por quem se ama de verdade, pois ele transcende o amor físico e libera toda a energia sexual tanto do homem quanto da mulher. “É o melhor estimulante do chakra sexual”.

Flor da Baunilha : é a essência adocicada e aromática obtida dos frutos da orquídea Vanilla planifolia. Tanto o nome do gênero Vanilla como "baunilha" derivam do espanhol vainilla, que significa "pequena vagem", em alusão à forma do fruto. Baunilha também é o nome popular das orquídeas deste gênero. Bastante comum nas Américas, onde é nativa, a baunilha é a única espécie de orquídea trepadeira. Seu aroma é reconfortante e relaxante.

Gerânio: é um óleo essencial que trata a ansiedade, dirético, analgésico, sedativo, antiséptico, trata sofrimentos de origem nervosa. “Esta sob regência de Vênus é recomendada contra cálculos, estancar sangue, combate qualquer ferida” (Nicholas Culpeper). Tem suave efeito estimulante do cortex adrenal, é balanceadora, reguladora e estimulante dos hormônios sexuais por isso afrodisíaca.

Narciso: Os bulbos são muito ricos em vários alcalóides e um deles a narcisina. Tidos como potentes afrodisíacos, os bulbos do narciso eram usados no preparo de infusões, "filtros do amor" e, principalmente, na produção de uma água destilada que aumentaria a secreção de esperma. Mas, é provável que o efeito produzido fosse mais narcótico do que estimulante.

Jacinto: - A raiz desta flor era utilizada cozida, para tratar tumores dos testículos. Considerada uma flor masculina, era usada por povos antigos como um tônico para aumentar o vigor e o desempenho sexual nos homens.

Ylang Ylang: É um óleo antidepressivo, eufórico, hipotensivo, combate ansiedade, raiva, tensão nervosa, impotência, frigidez, medo. Assim como o óleo de jasmim, a aromaterapia considera o óleo obtido das flores do Ylang um poderoso afrodisíaco, que estimula o apetite sexual aguçando os sentidos. Aplicado em massagens ou simplesmente vaporizado no ambiente, acredita-se que esse óleo essencial é capaz de maravilhas. Na Indonésia, por exemplo, era costume cobrir a cama dos recém-casados com flores do Ylang, para inspirar uma ótima noite de lua-de-mel.

Agora, Eleja aquelas flores, óleos essenciais que mais gostam!
Promovam um encontro especial!Procurem a felicidade sempre!

Atendimento: Consultório em Boa Viagem - Recife - PE
contato: (81) 8843-0584
Email: rosangela.bittar@globo.com
Palestras e Cursos.
Atendimento com Terapia Floral na Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE toda segunda-feira a pacientes com câncer através de agendamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!