quarta-feira, 23 de junho de 2010

O que é Aromaterapia?


Por Rosangela Vecchi Bittar
CRT 42435

Introdução:Aromaterapia é um ramo da Osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.
Dos vegetais é extraída a essência a ser aplicada isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.
É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da Fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta. São utilizados no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística.

O que é?Assim, a Aromaterapia é um segmento da medicina natural que utiliza óleos essenciais para auxiliar no tratamento de problemas do indivíduo, trabalhando mente, corpo e emoções através do olfato e da utilização de diferentes formas na pele.
Os óleos essenciais são obtidos principalmente de resinas, raízes, caules, folhas, flores, frutos e cascas, e são extremamente voláteis, apresentando composição química complexa que deve ser avaliada para utilização adequada.

Os óleos essenciais atuam dependendo de sua composição química como: adstringentes, afrodisíacos, analgésicos, anti-sépticos, anticonvulsivos, antidepressivos, anti-espasmódicos, antiflogísticos, carminativos, cicatrizantes, depurativos, digestivos, diuréticos, emenagogos, estimulantes, expectorantes, febrífugos, hipertensores, laxantes, tônicos, vasoconstritores, vermífugos.
Cada óleo tem um efeito em particular.

Sua História:
Os Egípcios e Mesopotâmios, em aproximadamente 6.000 a.Cempregavam os óleos essenciais em medicamentos, cosméticos e rituais religiosos.

Na Bíblia encontramos várias referências ao uso da aromaterapia, Ex.: “(Êxodo 30, 22 a 25) O Senhor falou a Moisés, dizendo: Pega aromas de primeira qualidade: cinco quilos de mirra virgem, dois quilos e meio de cinamomo aromático, dois quilos e meio de cana aromática, cinco quilos de cássia, segundo o peso do santuário, e nove litros de azeite de olivas. Fará disto um óleo para unção sagrada, uma mistura preparada segundo a arte da perfumaria. Será este o óleo para unção sagrada.”.

“No início deste século, o químico francês René-Maurice Gattefossé, deu início a uma pesquisa sobre sua utilização, criando o termo Aromaterapia”. Seu trabalho inspirou o médico Jean Valnet a utilizar os óleos essenciais no tratamento de combatentes feridos durante a 2º Guerra Mundial, obtendo sucesso em seus resultados.
Curiosamente isto ocorre após, Maurice Gatefossé, um químico francês sofrer um acidente em seu laboratório e providencialmente mergulhou seu braço ferido em um pote de lavanda, percebendo que com isto, seus ferimentos não infeccionaram e cicatrizaram rapidamente.
O interesse pela Aromaterapia cresceu. Hoje, os óleos essenciais são facilmente encontrados na maioria das farmácias da Inglaterra e França, países em que a Aromaterapia representa uma opção de tratamento cada vez mais adotada por médicos, terapeutas e profissionais da área de saúde.

Além de ter utilização terapêutica, a Aromaterapia pode ser facilmente incorporada ao dia-a-dia através de banhos, massagens, cosméticos, alimentos e aromatização ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!